Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

SAÚDE

Fantástico mostra drama da 'loteria' de vagas em UTI no PI

FANTASTICO,VAGAS HUT

Publicada em 16/05/16 às 09:00h - 260 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Fantástico mostra drama da 'loteria' de vagas em UTI no PI
 (Foto: Rádio Educativa Vanguarda FM)

A reportagem do Fantástico deste domingo (15/05) mostrou o drama de pacientes que sofrem nos leitos de hospitais necessitando de vagas em UIT (Unidades de Terapia Intensiva pelo país).

Com 77% dos municípios brasileiros sem leitos de UTI, hoje são pouco mais de 55 mil leitos disponíveis para os 204 milhões de habitantes. Em contrapartida, 74% das vagas estão concentradas nas regiões metropolitanas, incluindo atendimento do SUS (Serviço Único de Saúde) e hospitais particulares. No primeiro caso, são 2,5 mil leitos para cada 10 mil habitantes. Já para o sistema particular, a proporção é de 6 para cada 10 mil habitantes.

O quadro se reflete em filas nas grandes unidades de saúde. Os médicos entrevistados pela reportagem confessam o recorrente drama de terem de escolher entre os pacientes, quem vai viver e quem vai morrer.

No Piauí, o repórter Marcelo Canellas contou casos em que a justiça precisou interferir para garantir que pacientes em estado grave tivessem direito à vaga na UTI. O médico Cleriston Silva Moura revela que, no Hospital de Urgência de Teresina, a lista dos pacientes a serem encaminhados para a terapia intensiva é formada de acordo com a ordem de chegada dos mandados judiciais.Há dois anos foi ele o médico que recebeu voz de prisão para garantir uma vaga de UTI, e só escapou de ser preso por ter aparecido um leito de última hora. "Além da pressão do plantão em si, a gente vive essa pressão até institucional", conta o médico.O juiz que determinou a internação de uma pessoa na UTI, Deoclécio Sousa, pediu a prisão do médico depois que a ordem de internação foi descumprida e disse que o médico seria preso, naquele caso, por acumular a função administrativa na unidade.A reportagem ouviu ainda o juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, Aderson Nogueira, que diz estar cansado de desculpas esfarrapadas. "Não vou cumprir, não vou ter leito de UTI, não tem medicamento, não tem material cirúrgico, e esse discurso, esse refrão é antigo. E ninguém toma medida nenhuma", ressalta.Também foi destaque o caso grave ocorrido na Maternidade Dona Evangelina Rosa, que também precisou de intervenção da justiça. Lá, bebês são mantidos vivos em uma UTI improvisada,como mostram imagens exibidas pelo Fantástico. No caso, a secretaria de Saúde do Piauí chegou a assinar um termo de ajustamento de conduta, prometendo aumentar as vagas de UTI. A promessa não cumprida já rende ao Estado seis processos por desobediência."O acesso a um leito de UTI no Piauí, e eu acho que no Brasil não é diferente, é uma verdadeira loteria. Há um grande distanciamento entre as leis que regem a saúde pública no brasil e a realidade vivida pela população que bate à porta da promotoria", denota a promotora Claudia Seabra, que acompanha a situação na maior maternidade do Piauí.Ao Fantástico, o governo reforçou a promessa de aumento de vagas de UTI.


Fonte:http://180graus.com/noticias




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Bom Dia Amazônia desta terça-feira, 23 de abril de 2024
ONG denuncia que foi impedida de entregar marmitas pela 3ª vez em um mês em SP; PM diz que doações precisam de autorização
Com benefício de R$ 3,6 mil, Bragança Paulista abre inscrições para o programa ?Bolsa Atleta?; confira
Bom Dia Amazonas desta terça-feira, 23 de abril de 2024
VÍDEOS: Jornal Hoje de terça-feira, 23 de abril de 2024
Torcedores alvos de operação mantinham ?altar? com fotos dos crimes cometidos contra rivais, diz polícia
Homem é preso com mais de 9 kg de maconha em Jacareí, SP
Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil
'Lua Cheia Rosa': saiba como vê-la em Goiás
Peça sua Música

Pedir

Arthur luis

União

arruma a mala...

Hélio filho do papudinho

União

Melor de vanda ...

Milton freire

teresina

deu certo amado batista....

Francisco bezerra

são Paulo

Leonardo sabonete de mortel ...

bphzzn

yijyoq

bsmoyj...

irmão Antônio irmão Raimundinha Bandeira N

Nava. Nilo

Bandeira ...

Estatísticas

Visitas: 1615462

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD