Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Sesapi realiza capacitação de profissionais após crescimento de casos da Varíola dos Macacos

O encontro será voltado para trabalhar o diagnóstico, manejo clínico e vigilância em casos suspeitos da Monkeypox.

Publicada em 10/08/2022 às 12:09h - 12 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Sesapi realiza capacitação de profissionais após crescimento de casos da Varíola dos Macacos

Atenta ao crescimento das notificações de casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos), no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai realizar, nesta quarta-feira (10/08) e amanhã (11/08), uma web conferência com profissionais da saúde de todos os municípios do estado. 

O encontro será voltado para trabalhar o diagnóstico, manejo clínico e vigilância em casos suspeitos da Monkeypox. Para ter acesso ao evento os profissionais de saúde devem acessar o link enviado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). 

“A Sesapi preocupada em esclarecer todas as dúvidas dos profissionais de saúde dos municípios realizará este evento, de forma online, para facilitar o acesso a todas as 224 cidades piauiense, com a preocupação de está unificando o fluxo de informações, e maneira que os casos sejam avaliados de forma precisa e compatível com os cuidados que a doença necessita”, explica a coordenadora do CIEVS e Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

No Piauí a Sesapi já notificou 20 casos suspeitos de varíola dos macacos, desses 14 ainda estão em investigação, 05 foram descartados e 01 confirmado na cidade de Batalha. As cidades com notificações de casos são: Barras (01), Batalha (01 confirmado), Cocal (01), Curralinhos (01), Esperantina (01), Hugo Napoleão (01), Itaueira (01), Parnaíba (03), Teresina (05) e União (01). 

Amélia Costa lembra que toda à população está vulnerável a se contagiar com o vírus e por isso é de suma importância a prevenção. “Todos nós estamos correndo o risco de ser acometidos pela doença, uma vez que ela pode ser transmitida através de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados. Hoje a nossa preocupação é que temos casos suspeitos em crianças de 04 anos de idade até pessoas de 60 anos. Por isso devemos trabalhar a vigilância, uma vez que no municípios tendo um caso o risco não é só da família do pacientes, mas de toda população”, lembra. 

A principal característica da Monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza.  “A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox , a utilização de máscaras  e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama; toalhas de banho; onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam; nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, destaca Amélia Costa.


Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados que devem ficar 21 dias resguardados.


Fonte: Sesapi



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Confira esquema de vacinação contra Covid-19 na sexta-feira em Salvador
Eleições 2022: Campinas programa operações especiais de trânsito e transporte para 1º turno
Governo do RN conclui salário de setembro e adianta parcela do 13º nesta sexta-feira (30)
Tremembé recebe carreta para realizar até 500 mamografias
Rio Preto tem mais de 900 oportunidades de emprego; confira
Homem que morreu após cair em obra da Sanepar era aposentado pela empresa e faria aniversário semana que vem
MP-BA solicita instauração de inquérito policial para apurar operação que ocasionou em morte de subtenente da PM em Itajuípe
Homem sofre descarga elétrica após pisar em fio arrebentado em Maricá, no RJ
Ex-policial militar é flagrado com quase 50kg de crack e acaba preso por tráfico de droga junto com comparsa em Presidente Venceslau
Peça sua Música

Pedir

Agostinho Santos

uniao

parabenizar a igreja reformada de união pelo oportuno programa....

Fabiano Eduardo

Rondonópolis MT

louvor 152...

Viviane

Teresina

Entre espuma...

Valdir Ferreira

Cacoal. ro

rabino.o louvo avaham...

araujo (texeira)

Mineiros- GO

Ele Amou-me Sem Nada Pedir...

Ailton Bacelar

União

hoje tem cabaré ...

Estatísticas

Visitas: 1566617

Usuários Online: 12

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD