Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Mãe denuncia que não recebeu corpo de bebê recém-nascido morto em maternidade de Teresina

A maternidade confirmou que houve uma troca de bebês mortos e que abriu uma sindicância para apurar o caso.

Publicada em 27/08/2021 às 13:28h - 26 visualizações Por Caroline Oliveira, G1 PI

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Mãe denuncia que não recebeu corpo de bebê recém-nascido morto em maternidade de Teresina

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) vai investigar a troca de bebês no necrotério da Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina, ocorrida no dia 14 de agosto. Uma das famílias registrou boletim de ocorrência na delegacia de São Miguel do Tapuio, Norte do estado, na última terça-feira(24), mas como o caso aconteceu na capital, as investigações foram transferidas para a DPCA.

A criança nasceu no dia 10 de agosto com uma má-formação congênita de parto cesariano. O estado de saúde dela era grave e morreu quatro dias depois. Na noite anterior, outro bebê também foi a óbito e ambos foram levados ao necrotério da maternidade.

De acordo com a assessoria da instituição, a confusão, que supostamente gerou a troca dos corpos, foi por causa da identificação dos bebês, através das iniciais dos nomes das mães: uma era M.R.S.L e a outra era A.R.S.

“As duas pacientes tinham em comum os nomes, praticamente homônimos e os bebês são identificados pelo nome da mãe. A primeira recebeu o corpo. Após esse fato, a segunda paciente, ao receber o bebê denunciou que o corpo filho teria sido trocado” destaca nota da maternidade (confira a nota na íntegra ao fim da reportagem).

A mãe que percebeu a troca não quis levar o outro corpo e foi quem denunciou à polícia o fato. Ela disse que seu filho morreu e que o corpo foi entregue a outra família.

O boletim de ocorrência foi feito na cidade natal da família, em São Miguel do Tapuio, mas encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança em Teresina.

A maternidade reconheceu o equívoco e repassou o casa para assessoria jurídica. Uma sindicância foi aberta para apurar se houve responsabilidade do funcionário do necrotério e assim tomar as providências cabíveis.

O advogado da família da adolescente, Maderson Dantas, afirma que antes de tudo, a mãe quer o direito de sepultar o corpo do filho.

“É preciso que saibamos exatamente o que houve. E onde foi parar o corpo. Pra quem foi entregue. Quem entregou. Quem recebeu. São pontos que a maternidade ainda não esclareceu”, destacou o advogado.

Ao G1, a maternidade informou ainda que entrou em contato com a outra mãe e aguarda o seu comparecimento à instituição para informá-la tudo que aconteceu. Até o momento, a mãe não sabe que enterrou um bebê que não era seu.

A família da mãe, que aguarda o corpo do filho, teve uma reunião com o diretor clínico da maternidade que prometeu contornar a situação o mais rápido possível. Enquanto isso, o corpo do outro bebê continua no necrotério da instituição.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o caso de uma possível troca de fetos, o bebê da paciente de iniciais A.R.S, veio a óbito no dia 13/08/2021 e o de uma outra paciente M.R.S.L, nasceu do dia 10/08/21 com má formação, vindo a óbito no dia 14/08/2021. Os dois fetos foram levados ao necrotério da Maternidade Dona Evangelina Rosa/MDER. As duas pacientes tinham em comum os nomes, praticamente homônimos e os bebês são identificados pelo nome da mãe. A primeira recebeu o corpo. Após esse fato, a segunda paciente, ao receber o bebê denunciou que o corpo filho teria sido trocado.

Cumprindo com seu papel de lisura e transparência, a Maternidade recebeu a denúncia e encaminhou imediatamente ao setor jurídico para as devidas providências do caso.

Uma sindicância deverá ser aberta para apurar se houve responsabilidade no colaborador do necrotério, no ato de entrega do primeiro feto, pela semelhança entre os nomes. Caso seja comprovada a irregularidade, a MDER assegura que serão tomadas todas sanções previstas nestes casos.

 

FONTE; G1 PIAUI




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
VÍDEOS: Anhanguera Notícias desta terça-feira, 05 de julho de 2022
Prefeitura de SP envia ofício ao Ministério da Saúde para poder aplicar 4ª dose da vacina contra Covid em maiores de 35 anos
Como Elvis Presley do filme biográfico se compara ao cantor da vida real
Funcionários da Otrantur mantêm greve mesmo após pagamento de parte dos salários em São Vicente
Em vídeo, filha de mulher morta por sargento da PM diz que tiro não foi acidental: 'quero justiça'
Homem desaparece depois de pular de ponte no Rio Jequituba em Flexeiras, AL
FGTS por calamidade: moradores afetados pelas chuvas no Grande Recife e na Zona da Mata podem sacar até R$?6.220; saiba como
Três pessoas são presas em operação que apura assassinatos ligados ao tráfico de drogas, em Piraquara
USP de São Carlos ultrapassa 4 mil atendimentos gratuitos para pessoas com sequelas do Covid-19
Peça sua Música

Pedir

luanapereiradasilva980@gmail.com

são Paulo

manda um forró aí ,Luana e um alô pra dona domingas e s...

marly

teresina

sou fã ...

helemilton

teresina

Paulinho paixão ...

gilvangilvandasilvasantos3@gmail.com

de união

toca uma bem boa pra tomar Toinho ...

ferdinan Fernandes batalha

Rio de janeiro

barto galeno...

ANTONIO IRISVALDO OLIVEIRA Pinho

Teresina

Música do Toinho do arocha ...

Estatísticas

Visitas: 1563530

Usuários Online: 7

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD