Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Lacen divulga resultado de análises de relatório de variantes do coronavírus no Piauí

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN-Piauí), está sempre em constante investigação em relação a novos variantes do coronavírus.

Publicada em 21/07/21 às 10:54h - 35 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Lacen divulga resultado de análises de relatório de variantes do coronavírus no Piauí
 (Foto: Rádio Educativa Vanguarda FM)

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN-Piauí), está sempre em constante investigação em relação a novos variantes do coronavírus. No mês de março o laboratório encaminhou amostras colhidas em pacientes suspeitos de terem sido contaminados com a nova variante no Piauí ao Laboratório Central da Bahia (LACEN-Bahia) para sequenciamento genético.

O envio aconteceu por meio de Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que investiga mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. 

Neste mês de julho as análises de relatório de sequenciamento retornaram com os resultados e mostra que do início da pandemia em mar-2020 a out-2020 prevaleceram no Piauí às linhagens B.1.1.28 e B.1.1.33 comuns em todo Brasil. Essa condição foi mudando a partir de novembro de 2020 com introdução de linhagens como a B.1.212 (1 registro em São João do Piauí), N9 identificada em um paciente vindo de Brasília-DF (1) e pacientes de Teresina (3), União (1) e São João da Canabrava (1), P1 (variante Gamma) presente em vários municípios e a variante de interesse Zeta (P2) encontrada em Teresina (1) e Beneditinos (1). 

Segundo diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, o sequenciamento mostra ainda que houve uma substituição de linhagens com predomínio total da variante Gamma (P1) que de março a maio de 2021 prevaleceu como a única linhagem detectada no Piauí até o momento. “Não foram identificadas nas análises atuais outras VOCs como a Alfa (Reino Unido – B.1.1.17), Beta (África do Sul – B.1.351) e Delta (Índia - B.1.617.2)”, diz.

Segundo a diretora, o momento da pandemia ainda exige cautela. “ Ao menos 97 casos de infecção pela variante Delta, cepa mais transmissível do coronavírus, foram notificados no país, dos quais cinco resultaram em mortes. Os dados foram informados pelo Ministério da Saúde ontem (18/07/2021). Os registros foram feitos em sete estados, mas os óbitos foram no Paraná e no Maranhão. O Rio de Janeiro é o Estado com mais casos (74). Na capital fluminense, o número saltou de sete, na sexta-feira (16), para 23 no sábado (17). O ministério informou ainda que há registros de um contaminado em Minas, dois em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco”, explica a diretora.

Até agora no Piauí não registrou nenhum caso da variante Delta, mas devido à proximidade com estados (Maranhão e Pernambuco ) que já confirmaram a presença, é necessário uma maior vigilância para evitar a entrada da variante no estado.  “O sequenciamento não é exame de diagnóstico. O protocolo deve continuar sendo cumprido. A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa. Porém é necessário sabermos quais as cepas circulam em nosso estado, para entender a situação da pandemia”, finaliza diretora.


FONTE; 180 GRAU




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
Dj Naldo (Compadre)
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE ,JLIMA ,TOINHO DO AROCHA E EDIVALDO
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Incêndio atinge maternidade pública na Zona Leste de Natal
VÍDEOS: assista às reportagens do Clube Rural de domingo, 5 de fevereiro de 2023
Juiz de Fora gerou 3.785 empregos em 2022, mas 40% a menos que no ano anterior
Suspeito de matar ex-mulher no DF não aceitava fim da relação; filha de 8 anos viu crime
Caso Anielle: júri popular de acusado de matar menina de 11 anos acontece nesta segunda (6)
Quando e por que o cristianismo abandonou a circuncisão e o judaísmo, não?
Idoso é preso suspeito de estuprar neta da mulher após menina revelar crime por mensagem; veja print
A primeira impressão é a que fica?
Mega-Sena, concurso 2.561: oito jogos da região de Ribeirão Preto fazem a quina
Peça sua Música

Pedir

text

text

text...

laura

oro verde

klb...

laura

oroverde

klb...

laura

oro verde

klb...

Francisco

União

alô ...

laura

oroverde

klb...

Estatísticas

Visitas: 1577096

Usuários Online: 7

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2023 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD