Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Teresina receberá 9 pacientes de Manaus com Covid-19, diz FMS

Previsão era de receber 30 pacientes, mas a longa distância entre as cidades demanda grande quantidade de oxigênio e a capital amazonense não tem cilindros suficientes.

Publicada em 15/01/21 às 10:58h - 41 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Teresina receberá 9 pacientes de Manaus com Covid-19, diz FMS
 (Foto: Rádio Educativa Vanguarda FM)

Teresina receberá 9 pacientes vindos de Manaus nesta sexta-feira (15), segundo Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Segundo ele, a dificuldade para conseguir oxigênio para o traslado de pacientes impediu, no momento, a transferência prevista inicialmente, de 30 pacientes. A aeronave partiu às 10h e a previsão de chegada é ao meio-dia desta sexta-feira (15).

"No nosso último contato com o Ministério da Saúde, das 30 vagas ofertadas pelo HU, os pacientes que precisarão vir são apenas nove, porque outras cidades mais próximas também ofereceram vagas. Como há grande necessidade de oxigênio para Manaus e a distância para Teresina é grande, o Ministério preferiu deslocar para cidades mais próximas. Mas há esses nove pacientes que devem chegar em Teresina por volta de meio-dia. A dificuldade toda é porque ainda não conseguiram oxigênio suficiente para trazer pacientes para Teresina", disse Gilberto Albuquerque.

Ele disse ainda que, na mesma aeronave que trará os pacientes e retornará a Manaus, Teresina enviará de volta os cilindros de oxigênio recarregados, para ajudar a capital amazonense no suporte aos pacientes.

A FMS informou que as equipes responsáveis por receber os pacientes estão a postos. São uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, que irão transportar os pacientes até o HU.

A capital amazonense já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio.

Pacientes com comorbidades

O diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Paulo Márcio Nunes, informou que a maioria dos pacientes que virá de Manaus para Teresina é de homens, com comorbidades e idades entre 45 e 65 anos.

Pacientes do Amazonas serão levados a outros estados para receber atendimento médico, pois o estado vive um colapso no sistema de saúde. A maioria dos pacientes que chegará ao Piauí precisa de oxigênio, mas eles não estão intubados.

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai receber os pacientes — Foto: Renan Nunes/TV Clube

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai receber os pacientes — Foto: Renan Nunes/TV Clube

“Não é aquele paciente grave, de UTI. Como eles saem de lá, a gente não sabe qual a repercussão do voo no estado de saúde deles. Aqui no HU nós estamos disponibilizando 30 leitos, dos quais 20 leitos são montados para a UTI”, explicou o diretor do HU.

Logística

Segundo o diretor, a previsão inicial era de dois voos, o que mudou na manhã desta sexta, devido à situação dos pacientes.

A FAB informou que "duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumprem as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense".

Segundo a FAB, o planejamento é de que voos saiam de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO) — Foto: Divulgação/FAB

Segundo a FAB, o planejamento é de que voos saiam de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO) — Foto: Divulgação/FAB

Segundo a FAB, o planejamento é de que voos saiam de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO), transportando pacientes e profissionais de saúde.

Capacidade do HU

O diretor do hospital disse que o Hospital Universitário (HU) possui capacidade para atender tanto os pacientes vindos de Manaus como piauienses que precisarem de tratamento para a Covid-19.

“Ainda com a vinda dos pacientes, nós poderemos chegar no dobro da capacidade, caso os piauienses precisem, mas não precisa. Ontem nós estávamos com três pacientes, demos alta. Hoje, nós não temos nenhum paciente internado com essa doença”, revelou.

Além disso, segundo a FMS, os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, ou seja, a transferência desses pacientes não irá causar prejuízos para os teresinenses.

Apoio às famílias

De acordo com o gestor, os pacientes virão de Manaus somente com os profissionais de saúde, ou seja, sem o acompanhamento de familiares. Entretanto, as famílias serão informadas sobre o estado de saúde de seus entes por meio da assistência social do HU.

“Nós temos uma assistente social fazendo as tratativas com as famílias, identificando. Vamos fazer dois boletins diários e um boletim à noite para essa família, para esse pai, mãe que ficou lá sem saber o destino da vida do seu ente querido. Esse cuidado de acolhimento da família nós faremos, mas por telefone”, comentou.

Atrasos no embarque

Nove pacientes serão transferidos de Manaus para Teresina — Foto: Reprodução /TV Clube

Nove pacientes serão transferidos de Manaus para Teresina — Foto: Reprodução /TV Clube

O voo que traz os pacientes de Manaus para o Piauí já mudou o horário de chegada quatro vezes. A primeira previsão é de que a aeronave pousaria em Teresina às 13h da quinta-feira (14). Depois, foi modificada para 18h, depois, alterada novamente, desta vez para 1h da manhã de sexta (15). Agora, a previsão é de que chegue a Teresina ao meio-dia (15) desta sexta, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A fundação informou que as mudanças aconteceram devido à necessidade de abastecimento da aeronave que fará o transporte.

Manaus com número recorde de casos

De acordo com ele, o pedido foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde. Na quarta-feira (13), o ministro Eduardo Pazuello disse que a prioridade na vacinação contra a Covid-19 será a cidade de Manaus, devido ao aumento rápido no número de casos nos últimos dias.

"Vamos vacinar em janeiro. E Manaus será também a primeira a ser vacinada, eu fui claro? Ninguém receberá a vacina antes de Manaus. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população. E Manaus terá a sua prioridade também", disse Pazuello.

Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).

Ocupação dos leitos no estado e na capital piauiense

Em todo o estado, há 308 leitos disponíveis e a ocupação desta sexta-feira é de 46,8%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Quanto aos leitos de UTI, há 134 disponíveis e a ocupação de 52,1%.

No Piauí, 2.935 já morreram em decorrência da Covid-19. Entre as vítimas, 1.722 são homens e 1.213 mulheres. Os casos confirmados chegam a 150.374, desde o início da pandemia.

Em Teresina, há 267 leitos clínicos disponíveis e a ocupação desta quinta-feira (14), segundo a Sesapi, é de 56,9%. Quanto aos leitos de UTI, há 181 disponíveis e 50% ocupados.


FONTE; G1 PIAUÍ 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
Dj Naldo (Compadre)
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE ,JLIMA ,TOINHO DO AROCHA E EDIVALDO
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Homem mata o próprio irmão com golpe de faca em Contenda após discussão em família; suspeito fugiu, diz PM
Motociclistas fazem protesto por regulamentação de transporte por app em Salvador
Trânsito perto da ponte de Porto Nacional terá esquema de pare e siga nesta terça-feira (31)
Mães de atletas de ônibus que caiu de ponte em MG vivem ansiedade de ter notícias a distância
Professor de futebol é denunciado por estupro de adolescente durante campeonato na Bahia; vítima pediu ajuda ao pai
Segunda fase de matrículas para a rede estadual de Sergipe é iniciada
Policial penal que invadiu festa onde estava ex-mulher e deu dois tiros no chão é preso no AC
Carro colide em poste após acidente de trânsito em Boa Vista
Idoso infarta e morre enquanto caminhava no Centro de Uberlândia
Peça sua Música

Pedir

text

text

text...

laura

oro verde

klb...

laura

oroverde

klb...

laura

oro verde

klb...

Francisco

União

alô ...

laura

oroverde

klb...

Estatísticas

Visitas: 1576909

Usuários Online: 11

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2023 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD