Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Após mortes por tuberculose, Sinpoljuspi denuncia surto da doença

Segundo o sindicato, pelo menos dois detentos morreram em decorrência da doença somente neste mês de dezembro no Hospital Penitenciário.

Publicada em 31/12/18 às 14:20h - 164 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Após mortes por tuberculose, Sinpoljuspi denuncia surto da doença

Informações divulgadas nesta segunda-feira (31) pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) apontam que pelo menos dois detentos morreram vítimas de tuberculose durante o mês de dezembro nas unidades prisionais do Piauí. Os dados, segundo o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, são reflexo de um surto da doença nos presídios do Estado.

A primeira vítima, identificada como Cleiton Marcelo Ramos Pereira, morreu no dia 1º de dezembro, no Hospital Penitenciário. O detento estava cumprindo pena na antiga Casa de Custódia e foi transferido para fazer o tratamento da doença. Já a segunda vítima, identificada como Francisco Luciano de Sousa Nunes, foi remanejada para o Hospital Penitenciário no último dia 14, vindo a óbito pouco tempo depois de dar entrada, no dia 21. O preso esteve encarcerado na Colônia Agrícola Major César.

Para o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, as mortes geram um alerta entre os agentes penitenciários e servidores dos presídios. ?Os agentes estão vulneráveis a contrair essa doença, inclusive os visitantes, os servidores, outros detentos e o próprio juiz da Vara de Execuções Penais, que visita o presídio uma vez por mês?, afirma.

Segundo o sindicato, pelo menos dois detentos morreram em decorrência da doença somente neste mês de dezembro. (Foto: Assis Fernandes/ODia)

De acordo com Kleiton Holanda, após iniciar o tratamento, alguns detentos retornam para os presídios e passam a conviver no mesmo espaço que outros detentos saudáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes com a doença no pulmão que sejam bacilíferos, ou seja, aqueles que eliminem o "bacilo de Koch" no ar, podem transmitir a doença. A transmissão ocorre ao falar, espirrar ou tossir.

Tentativa de fuga em massa

A antiga Casa de Custódia, atual Penitenciária José de Ribamar Leite, registrou mais uma tentativa de fuga neste final de semana. Segundo o Sinpoljuspi, um novo túnel foi descoberto no presídio no último sábado (29). Desta vez, cerca de 110 detentos do pavilhão D estariam envolvidos na tentativa de fuga.

O buraco descoberto pelos agentes havia sido feito pelos detentos no pátio do pavilhão com saída para o almoxarifado da unidade, do lado de fora da Casa de Custódia. Segundo Kleiton Holanda, todos os detentos do pavilhão estavam envolvidos na tentativa de fuga. ?Para esconder, eles fizeram o buraco embaixo do bebedouro, com saída embaixo do freezer do almoxarifado. Apesar de ainda estar nas dependências da penitenciária, o almoxarifado fica do lado de fora da unidade?, explica o presidente do Sinpoljuspi.

O túnel foi descoberto após os agentes perceberem vibrações vindas do almoxarifado e da cozinha do presídio. Para conseguir perfurar a estrutura, os detentos utilizaram materiais retirados da própria unidade, como vergalhões, que, segundo o Sinpoljuspi, também seriam usados como armas, caso a ação fosse interceptada.

Suicídio

Outra morte também foi registrada nas unidades prisionais do Piauí. A informação é de que um preso identificado como Adalberto Galeno de Oliveira, 45 anos, tenha atentado contra a própria vida após ser preso acusado de descumprir uma medida protetiva. De acordo com o Sinpoljuspi, o corpo do detento foi descoberto por volta das 5h deste domingo (30). A causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente.

Contraponto 

A reportagem do ODIA entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça, órgão responsável pela administração dos presídios no Piauí, mas não obteve retorno até a publicação deste material.

Sobre os casos de tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que está apurando os fatos e fazendo um planejamento com foco principal na tuberculose. ?Inclusive temos um projeto nacional, intitulado de ?TB nas Prisões?, em que vai se trabalhar o lado educativo da tuberculose?, afirma Gisela Brito, técnica de referência da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas Privadas de Liberdade.

Segundo ela, a partir de janeiro, serão feitas ações para diagnosticar e tratar a tuberculose dentro das unidades prisionais. ?Estamos planejando em conjunto uma busca ativa em todas as unidades prisionais do Estado, com o objetivo de diagnosticar os casos de tuberculose e tratar para que essa doença não extrapole os muros, visto que essas pessoas privadas de liberdade recebem visitas e não estão com prisão perpétua, uma hora vão retornar para as suas famílias?, finaliza.

FONTE;PORTAL O DIA




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Grupo de voluntários realiza sonho de 26 meninas e promove baile de debutantes comunitário em BH
Maricá abre inscrição para o 3º Festival Estudantil de Artes
O Assunto #769: TSE e militares - freio de arrumação
Justiça decide que vídeos publicados nas redes sociais do governador de Alagoas não configuram propaganda eleitoral
Confusão entre torcedores de Ponte Preta e Vasco deixa policial e dois cavalos da PM feridos; vídeo mostra correria fora do estádio
21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece nesta quarta; veja indicados
Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões nesta quarta-feira
Thiaguinho comemora 20 anos de carreira com especial na Globo nesta quarta
Expoagro acontece de 28 de agosto a 4 de setembro em Manaus
Peça sua Música

Pedir

araujo (texeira)

Mineiros- GO

Ele Amou-me Sem Nada Pedir...

Ailton Bacelar

União

hoje tem cabaré ...

Ferdinan

Rio de janeiro

Qualquer uma de toinho do arroxa...

helemiltonmoraisda Silva

Teresina mas visitando União

folha seca...

text

text

text...

text

text

text...

Estatísticas

Visitas: 1564029

Usuários Online: 9

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD