Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Professores e alunos denunciam risco de fechamento de 13 cursos na Uespi

De acordo com a Associação dos Docentes do Ensino Superior da Uespi, 590 disciplinas estão sem professores e 51 cursos estão com o reconhecimento do Ministério da Educação prestes a vencer.

Publicada em 24/08/18 às 19:55h - 184 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Professores e alunos denunciam risco de fechamento de 13 cursos na Uespi

Professores e alunos denunciam risco de fechamento de 13 cursos na Uespi

O Ministério Público do Estado do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma audiência pública sobre a preocupante situação em que se encontra a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). E o promotor de Justiça Fernando Santos anunciou que, caso os problemas não sejam resolvidos, a instituição de ensino superior pode ser obrigada a reduzir o número de vagas ofertadas e encerrar alguns cursos, sobretudo no interior do estado. 

O encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Docentes do Ensino Superior da Uespi (Adcesp), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 


Audiência foi realizada pelo Ministério Público nesta sexta-feira (Foto: Ascom MP-PI)


Durante a audiência foram relatados vários problemas graves observados atualmente na universidade, como o caso dos cursos denegados - aqueles que correm o risco de fechar por não possuírem a quantidade mínima de docentes.

Além disso, os professores e estudantes também chamaram atenção para a demora na nomeação dos docentes classificados no último concurso, e pediram apoio ao Ministério Público para cobrar do Governo a convocação de mais profissionais.

Conforme dados apresentados pela Adcesp, a Uespi possui, em todos os campi, um total de 13 cursos com risco de fechamento. Um total de 590 disciplinas estão sem professores e 51 cursos estão com o reconhecimento do MEC prestes a vencer. 

Alguns cursos ofertados pela universidade estadual não possuem a quantidade mínima de professores para que possam funcionar.  

Os estudantes de diversos campi da instituição também chamaram atenção para as deficiências estruturais nos prédios do interior. 

Após a explanação dos dos professores e estudantes, o promotor de Justiça Fernando Santos pediu que a Uespi envie ao Ministério Público, no prazo de 10 dias, um relatório especificando quais cursos estão prejudicados pela falta de docentes, e anunciou outras medidas que serão tomadas pelo MP-PI.

O promotor pedirá uma reunião com o Governo do Estado para buscar a convocação dos classificados no último concurso realizado pela universidade, e também pedida a realização de um novo certame público para este ano.

O promotor finalizou a audiência ressaltando que se os pedidos não forem acatados, o Ministério Público entrará com ação para diminuição das vagas ofertadas na instituição, o que pode implicar no fechamento de alguns cursos, sobretudo no interior do estado.

A promotora Gianny Vieira, que também esteve na audiência, ressaltou a importância de levar essa discussão para o meio da sociedade, como forma de encontrar uma solução para os problemas da Uespi.

Por: Cícero Portela


Fonte: ´Portal o Dia




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
Dj Naldo (Compadre)
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE ,JLIMA ,TOINHO DO AROCHA E EDIVALDO
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
VÍDEOS: DF2 de segunda-feira, 28 de novembro de 2022
VÍDEOS: EPTV 2 Campinas desta segunda-feira, 28 de novembro
VÍDEOS: AB2 de segunda-feira, 28 de novembro
VÍDEOS: NE2 de segunda-feira, 28 de novembro de 2022
VÍDEOS: EPTV 2 Sul de Minas de segunda-feira, 28 de novembro
Veja curiosidades sobre o Catar, primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo
Amazonas registra 121 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (28)
VÍDEOS: EPTV 2 Piracicaba desta segunda-feira, 28 de novembro
Alto Tietê confirma uma morte por Covid-19 nesta segunda-feira
Peça sua Música

Pedir

laura

oroverde

klb...

text

text

text...

Agostinho Santos

uniao

parabenizar a igreja reformada de união pelo oportuno programa....

Fabiano Eduardo

Rondonópolis MT

louvor 152...

Viviane

Teresina

Entre espuma...

Valdir Ferreira

Cacoal. ro

rabino.o louvo avaham...

Estatísticas

Visitas: 1571586

Usuários Online: 10

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD