Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Garotos ilhados em caverna terão aulas de mergulho para deixar local

Os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador, 25, foram localizados na noite de segunda-feira (2) no interior da gruta de Tham Luang, cuja saída foi bloqueada por inundações.

Publicada em 04/07/18 às 17:38h - 255 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Garotos ilhados em caverna terão aulas de mergulho para deixar local

Garotos ilhados em caverna terão aulas de mergulho para deixar local


Os 12 meninos e seu treinador de futebol isolados há 11 dias em uma caverna inundada na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, receberão alimentos para quatro meses e aulas de mergulho para o resgate, anunciou a Marinha na terça-feira (3).

A equipe SEAL da Marinha fez um apelo público por máscaras de mergulho pequenas, porque as disponíveis são grandes demais para os rostos das crianças.

Garotos ilhados em caverna terão aulas de mergulho para deixar local. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador, 25, foram localizados na noite de segunda-feira (2) no interior da gruta de Tham Luang, cuja saída foi bloqueada por inundações.

Um vídeo gravado pelos socorristas e publicado nas redes sociais mostra o grupo de meninos magros, vestidos com camisas de futebol sujas de lama, refugiado em uma saliência da caverna cercada por água. Na terça, eles foram atendidos por um médico e uma enfermeira da Marinha tailandesa. Estão enfraquecidos, mas saudáveis.

O grupo recebeu um alimento de alto teor energético e de rápida digestão. Refeições de carne de porco e arroz estão sendo preparadas.

Como deixaram as mochilas do lado de fora antes de explorar a caverna, os garotos não se alimentaram durante os dias em que ficaram presos, tomando água que escorria das paredes.

Enquanto isto, os socorristas seguem bombeando água para fora da caverna visando facilitar o resgate dos meninos, que precisarão percorrer 4 km até a saída.

Os adolescentes foram encontrados a uma centena de metros de Pattaya Beach, zona da gruta onde se acreditava que estariam refugiados.

Especialistas e autoridades não estão de acordo sobre o melhor a ser feito.

O comandante da equipe SEAL da Marinha, Aphakorn Yookongkaew, disse que a retirada por mergulho é uma de diversas opções. "Temos de ter certeza de que vai funcionar e fazer um treinamento para ver se é 100% seguro."

Mergulhadores experientes levaram seis horas para chegar ao local onde o grupo está.

O capitão Anand Surawan, da Marinha tailandesa, levantou a possibilidade de que, no pior cenário, os 13 fiquem na caverna por quatro meses, até o fim da temporada de chuvas.

Outros afirmaram que seria duro para os meninos, e perigoso, deixá-los na caverna por tanto tempo, mesmo que tivessem luz, comida e outros suprimentos. Eles poderiam se ferir ou se arriscar a infecções, além de sofrer danos psicológicos por uma estada tão longa naquele ambiente.

O complexo de cavernas de 11 km de extensão é simples o suficiente para se percorrer e escalar na temporada seca. Mas na chuvosa -teoricamente, julho a setembro- ele pode se encher de água, submergindo muitas passagens.

Vernon Unsworth, um explorador de grutas do Reino Unido que vive perto de Tham Luang e a visita há mais de seis anos, disse que seria melhor que os meninos fossem retirados imediatamente por mergulhadores experientes do que forçados a esperar durante meses.

Ele disse que os meninos poderiam usar máscaras de rosto inteiro para não terem de aprender a respirar pela válvula geralmente usada pelos mergulhadores.

Andrew Watson, socorrista com experiência em resgates de mineiros presos por incêndios ou inundações, afirmou que um indivíduo que entre em pânico na água pode ter um efeito cascata desastroso.

"Temos de ter em mente que são crianças. E estamos falando de água: vai mexer, vai haver pressão, vai haver resistência, não vai haver visibilidade, e eles não têm experiência com os aparatos de mergulho", afirmou.

Já o ministro do Interior tailandês, Anunpong Paojinda, disse que a retirada pode ter de ser apressada por causa das chuvas. "Se a água subir, a tarefa será mais difícil. Precisamos retirá-los antes disso", declarou ao jornal Bangkok Post.

Fonte: Folhapress e Portal o Dia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Sequestrador de motorista de ônibus é ex-cobrador na empresa e relatou à polícia problemas financeiros e pessoais
Justiça do DF mantém compartilhamento de dados do jogador Bruno Henrique com CPI das Bets
Resumão diário do JN: PF afirma que ?Careca do INSS? era o principal operador de esquema de fraudes; guerra comercial de Trump provoca danos nas economias dos EUA e da China
35% dos imigrantes brasileiros deportados pelo governo Trump deixaram parentes nos EUA, aponta levantamento
Miriam Leitão é eleita para a cadeira de número 7 da ABL
Alfaiate do Vaticano prepara traje do novo papa
Estados Unidos terão preferência para explorar as chamadas terras raras ucranianas
Guerra comercial iniciada por Trump começa a afetar negativamente as economias chinesa e americana
Cheia no AM deixa 13 municípios em situação de emergência e afeta 144 mil pessoas
Peça sua Música

Pedir

ferdinan batalha

Rio de janeiro

qualquer uma do lairton dos teclado...

Maria Cecília

Teresina

Vovó, toca qualquer uma do Paulynho Paixão...

Angelina

União

Pai de multidões- Fernandinho ...

kxtyqh

sxgtow

bsmoyj...

João Carlos Lennert

Itu sp

sultains of swing..dire straits...

aldiana

timom

Marília Mendonça ...

Estatísticas

Visitas: 1644643

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2025 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD