Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Lei não obriga patrão a liberar funcionários em dias de jogos do Brasil

Se a decisão for não compensar as horas, a companhia não pode descontar do salário.

Publicada em 25/06/18 às 19:45h - 229 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Lei não obriga patrão a liberar funcionários em dias de jogos do Brasil

Lei não obriga patrão a liberar funcionários em dias de jogos do Brasil


Por lei, nenhuma empresa tem obrigação de liberar seus funcionários para que assistam aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

A concessão adotada pela maioria das empresas é um acordo comum entre trabalhador e empregado, em que é necessário estabelecer como e se as horas não trabalhadas serão compensadas.

"Não há previsão legal sobre os dias de Copa. O que a maioria das empresas faz é liberar o funcionário e compensar as horas depois", afirma o advogado trabalhista Paulo Eduardo da Silva Mueller, do escritório Glomb & Advogados Associados.

Há empresas que optam por não exigir reposição dos dias. A reforma trabalhista abriu a possibilidade desse tipo concessão ser negociada.

"Se a decisão for não compensar as horas, a companhia não pode descontar do salário. Mas este acordo precisa ficar bastante claro entre as duas partes, para evitar que haja problemas futuros", diz Mueller.

A Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) pediu que as empresas levem em conta a importância cultural da Copa para os brasileiros e aconselhou que patrões reflitam sobre os impactos da decisão no ambiente de trabalho.

A federação também recomendou que seja preservado o bom relacionamento entre patrão e empregado.

EXCESSOS

Quem for assistir aos jogos no ambiente de trabalho deve ficar atento a excessos no comportamento, que podem prejudicar, causar a demissão ou até incriminar funcionários por causa da Copa do Mundo.

Além de criar situação constrangedora ao ambiente, o consumo de bebidas alcoólicas pode motivar demissão por justa causa -se comprovada a embriaguez e não houver alcoolismo.

Outro ponto delicado é com relação aos "bolões", quando os funcionários fazem apostas sobre os resultados dos jogos. Por lei, bolão é uma forma de jogo de azar e, portanto, proibida.

Tal prática constitui crime e, por isso, não deve ser permitida na empresa.

INTEGRAÇÃO

Decoração, animação, vuvuzelas e telão. Em todos os jogos do Brasil nesta Copa do Mundo, só não vai ter bebida alcoólica entre os 113 funcionários da empresa Semantix, localizada no Paraíso (região central de SP).

Menos rígida que outras empresas de tecnologia, a Semantix tem aproveitado o Mundial para integrar funcionários e suavizar o ambiente de trabalho. "Temos como filosofia valorizar as pessoas, para que todo funcionário se sinta bem. Por isso, quando os jogos do Brasil coincidirem com o expediente, vamos torcer juntos", diz Flávia Parizotto, gerente de recursos humanos do local.

"Em um ambiente prazeroso, o trabalho rende mais."

Apesar do quadro predominantemente jovem, Flávia não tem nenhum "manual de comportamento". "Já temos o hábito de celebrar datas especiais e aniversários. Então, creio que ninguém vá extrapolar nem deixar o trabalho ser prejudicado."

Pensamento semelhante inspirou Rafael Albuquerque, diretor-executivo da UnitFour, outra empresa de tecnologia, localizada no Butantã (zona oeste).

"Ações como essa, de descontração e integração entre funcionários, já estão no nosso DNA. Por exemplo, todas as sextas-feiras fazemos churrasco. Até acho que, se não tomasse essa iniciativa, os funcionários iriam me cobrar", brinca.

A primeira reunião da torcida no escritório foi na sexta, no segundo jogo do Brasil. Além de uma mesa com

café da manhã, Albuquerque deu um "kit-torcida" para cada um dos 50 funcionários.

"Acredito que, além de unir as pessoas, esse tipo de ação estimula a produtividade", afirma ele, que vai liberar a bebida para o próximo jogo do Brasil, que será nesta quarta-feira.

"Como o jogo vai acabar umas 17h,  acerveja estará liberada. Obviamente, com moderação, porque estamos em ambiente corporativo."

Fonte: Folhapress e Portal o dia



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Olinda abre seleção com 600 vagas para auxiliares de educação especial
Companheiro que matou empresária com 29 facadas ligou para parente dizendo ter feito ?besteira?, diz delegada
Você precisa saber: veja o endereço do Cras de Japira
Sem condições de saúde, soldado que denunciou agressão em quartel é afastado por tempo indeterminado do Exército
Ataques contra serviços de internet são tentativas de ampliar 'mercado' de facção criminosa no Ceará, apontam especialistas
'O sol se pondo dá uma sensação de desespero': moradores que perderam casa na enchente do RS estão sem luz e água
Mulher que ficou com restos de placenta e perdeu útero realiza 1ª perícia 22 anos depois: 'Tiraram de mim a possibilidade de gerar'
Do país das montanhas nevadas ao país dos lagos cristalinos: VÍDEOS e FOTOS revelam as mudanças das estações na Suíça
Dificuldade de diagnóstico, estereótipos e outros desafios: os relatos de pessoas com superdotação
Peça sua Música

Pedir

aldiana

timom

Marília Mendonça ...

ronilton feliz da cruz

coronel Fabriciano

os milionários ...

Aldiana

Timom

Bruno marone...

Wellington Jefferson

União

Saga de um vaqueiro ( em minha homenagem pro mais um ano de vida)...

maria das graças

união

melo de menina bonita ...

zilmar alves

José de Freitas

calcinha preta das antigas ...

Estatísticas

Visitas: 1632849

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2025 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD