Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Estudo aponta que provas do Enem estão sob suspeita de fraude no Piauí

Picos e Teresina estão entre as cidades do Brasil onde foi identificada a maior quantidade de provas com respostas semelhantes.

Publicada em 23/04/18 às 18:12h - 163 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Estudo aponta que provas do Enem estão sob suspeita de fraude no Piauí

Estudo aponta que provas do Enem estão sob suspeita de fraude no Piauí


Um estudo inédito realizado pela Folha de S. Paulo, com base em análise estatística de 3 milhões de provas do Enem, sugere que os municípios de Teresina e Picos estão entre as cidades onde houve mais suspeitas de fraude no Exame.

No ano de 2016, 11 provas realizadas em Picos e nove em Teresina foram identificadas com respostas semelhantes. Os municípios ocupam o terceiro e quarto lugar entre aqueles onde há mais casos suspeitos. Em todo o Brasil, há pelo menos 1.125 provas que levantam suspeitas de alta probabilidade de fraude.

De acordo com a metodologia aplicada pela Folha, essas provas estão em um grupo com padrão de respostas tão semelhantes entre si, que a chance de ter acontecido por acaso é de 1 em 1 mil. "O estudo da Folha estudo identificou tanto dupla de provas suspeitas, o que indica algum tipo de cola rudimentar, quanto grupos com até 67 candidatos, apontando um esquema mais sofisticado de transmissão de respostas", diz o texto publicado no site.

Este grupo maior foi identificado na edição de 2016 do Enem. Picos foi a cidade de concentrou mais casos. Dos 11 candidatos com provas semelhantes, oito viajaram até o município para fazer o exame. Quatro deles eram de Teresina.

A reportagem identificou um candidato que teve a prova considerada suspeita e que conseguiu entrar no curso de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de Justimar Leal Teixeira, de 48 anos, natural do município de Patos. "O gabarito dele diverge em apenas 5 das 175 questões analisadas, incluindo mais de 30 respostas erradas na mesma alternativa. Se a semelhança fosse apenas ao acaso, o modelo indica que deveria haver ao menos 39 questões divergentes", aponta o texto da Folha.

No mesmo ano em que Justimar fez o exame do Enem, mais duas pessoas de Patos também tiveram provas consideradas suspeitas.


Veja mais informações sobre o estudo da Folha 

À Folha, o piauiense negou que tenha participado do esquema e alegou que as semelhanças podem acontecer devido ao grande número de candidatos. Ele trancou o curso após dois períodos e justificou que foi por causa do trabalho como advogado e militar.

Investigações

Nos últimos anos a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram operações para prender quadrilhas que fraudam o Enem. As investigações apontam que os contratantes têm interesse por cursos de medicina nas universidades públicas e chegam a pagar até R$ 180 mil para obter as respostas da prova.

Em 2017 foram deflagradas operações no Piauí. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva. Algumas pessoas também foram presas.

Fonte: Folha de S. Paulo
Edição: Nayara Felizardo




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Grupo de voluntários realiza sonho de 26 meninas e promove baile de debutantes comunitário em BH
Maricá abre inscrição para o 3º Festival Estudantil de Artes
O Assunto #769: TSE e militares - freio de arrumação
Justiça decide que vídeos publicados nas redes sociais do governador de Alagoas não configuram propaganda eleitoral
Confusão entre torcedores de Ponte Preta e Vasco deixa policial e dois cavalos da PM feridos; vídeo mostra correria fora do estádio
21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece nesta quarta; veja indicados
Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões nesta quarta-feira
Thiaguinho comemora 20 anos de carreira com especial na Globo nesta quarta
Expoagro acontece de 28 de agosto a 4 de setembro em Manaus
Peça sua Música

Pedir

araujo (texeira)

Mineiros- GO

Ele Amou-me Sem Nada Pedir...

Ailton Bacelar

União

hoje tem cabaré ...

Ferdinan

Rio de janeiro

Qualquer uma de toinho do arroxa...

helemiltonmoraisda Silva

Teresina mas visitando União

folha seca...

text

text

text...

text

text

text...

Estatísticas

Visitas: 1564029

Usuários Online: 7

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD