Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Teresina está entre as cidades com mais deficiência na coleta de esgoto

O Instituto Trata Brasil revelou que, mesmo a Capital tendo aumentado o nível no atendimento total de água, ainda precisa melhorar a parte de esgotamento sanitário.

Publicada em 22/04/18 às 12:17h - 167 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Teresina está entre as cidades com mais deficiência na coleta de esgoto

Teresina está entre as cidades com mais deficiência na coleta de esgoto


Apesar de Teresina tem subido quatro posições no Ranking do Saneamento 2018, a população da cidade ainda não tem muito o que comemorar no que diz respeito à cobertura sanitária e coleta de esgotos. Segundo os dados do estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil entre os anos de 2017 e 2018, Teresina figura entre os 10 municípios com mais deficiência no atendimento com coleta de esgoto do Brasil.

O indicador de coleta de esgoto avalia, dentre outros, quanto da população tem acesso ao serviço de esgotamento sanitário no município. Apenas duas cidades - Cascavel, no Paraná, e Piracicaba, em São Paulo - possuem 100% de coleta de esgoto. Outros 10 municípios possuem índice superior ou igual a 98% de cobertura.

Para efeito de comparação, Teresina, com uma população total de 847.430 habitantes, apresenta somente 23,49% de cobertura do serviço. A Capital piauiense está na frente somente de cidades como Rio Branco (22%), Jaboatão dos Guararapes (18,95%), Belém (12,62%), Manaus (10,18%), Macapá (8,91%), Santarém (4,29%), Porto Velho (3,39%) e Ananindeua (0,75%).


Foto: Lina Magalhães/O Dia

Outro dado desanimador referente a Teresina diz respeito aos valores de investimentos em comparação aos valores arrecadados com o serviço. Este indicador avalia a média do montante investido em águas e esgotos relacionando-os à arrecadação com os serviços nos últimos cinco anos. Mede-se não apenas os investimentos realizados pela prestadora, mas também os realizados pelo poder público - Estado e Município. Quanto maior for a razão investimento/arrecadação, melhor posicionamento no ranking a cidade consegue.

De acordo com os dados do Instituto Trata Brasil, Teresina aparece entre os 10 municípios que menos investiram nos valores arrecadados com a distribuição de água e o esgotamento sanitário no Brasil ao longo dos últimos cinco anos. Para se ter ideia, a relação investimento/arrecadação na Capital piauiense ficou em 4,77%.


Foto: Lina Magalhães/O Dia

Isto significa dizer que somente 4,77% do valor arrecadado com a tributação do serviço foi reinvestido para a melhoramentos na rede de cobertura. No quesito investimento/arrecadação, Teresina fica na frente somente de Campo Grande (4,19%), Santo André (3,04%), Pelotas (1,68%) e Várzea Grande, que registrou uma razão de 0%.

Melhorias na distribuição de água

Apesar dos dados negativos quanto ao sistema de esgotamento, o serviço de distribuição de água em Teresina apresentou melhorias consideradas significativas nos últimos dois anos. O Instituto Trata Brasil revela que a Capital piauiense possui, atualmente um indicador de atendimento total de água de 99,72%. Foi este aumento na cobertura do serviço que fez com que a cidade saltasse quatro posições no Ranking Nacional de Saneamento Básico, saindo do 88º lugar para 84º.

A diretora geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI), Wanda Avelino, comentou a evolução da nossa capital. "Recebemos a notícia com satisfação, por estarmos elevando quatro posições, mas apesar de termos subido, ainda estamos numa posição que deixa a desejar quanto ao saneamento no nosso estado. Em contrapartida, estamos satisfeitos com a parceria feita pelo Governo do Piauí, que através de investimentos já vemos melhorias significativas no saneamento", declarou.

Por: Maria Clara Estrêla



Fonte: Portal o Dia



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Grupo de voluntários realiza sonho de 26 meninas e promove baile de debutantes comunitário em BH
Maricá abre inscrição para o 3º Festival Estudantil de Artes
O Assunto #769: TSE e militares - freio de arrumação
Justiça decide que vídeos publicados nas redes sociais do governador de Alagoas não configuram propaganda eleitoral
Confusão entre torcedores de Ponte Preta e Vasco deixa policial e dois cavalos da PM feridos; vídeo mostra correria fora do estádio
21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece nesta quarta; veja indicados
Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões nesta quarta-feira
Thiaguinho comemora 20 anos de carreira com especial na Globo nesta quarta
Expoagro acontece de 28 de agosto a 4 de setembro em Manaus
Peça sua Música

Pedir

araujo (texeira)

Mineiros- GO

Ele Amou-me Sem Nada Pedir...

Ailton Bacelar

União

hoje tem cabaré ...

Ferdinan

Rio de janeiro

Qualquer uma de toinho do arroxa...

helemiltonmoraisda Silva

Teresina mas visitando União

folha seca...

text

text

text...

text

text

text...

Estatísticas

Visitas: 1564029

Usuários Online: 8

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD