Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Barras avalia riscos de enchente após aumento do nível do rio Marataoan

Com a abertura das comportas da Barragem do Bezerro, o rio Marataoan subiu mais de 1 metro em apenas 24h. Alguns locais já estão alagados. 09/04/2018

Publicada em 09/04/18 às 16:48h - 234 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Barras avalia riscos de enchente após aumento do nível do rio Marataoan

Barras avalia riscos de enchente após aumento do nível do rio Marataoan


Com a abertura das comportas e a criação de sangradouros na Barragem do Bezerro no município de José de Freitas, neste domingo (8), houve o aumento do nível da água de rios e riachos que fazem parte da mesma bacia hidrográfica. Em Barras, o nível do rio Maratoã (Marataoan) subiu cerca de 1 metro em apenas 24 horas, aumentando o risco de alagamentos de comunidades ribeirinhas.

Balneário Flutuante, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi atingido pela enchente. (Foto: Ascom/Prefeitura de Barras)

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Barras, Assis Carvalho, algumas ruas de bairros ribeirinhos já estão alagadas pelas águas do rio Maratoã. Além disso, o Balneário Flutuante, um dos principais pontos turísticos da cidade, também foi tomado pela água. Moradores de comunidades atingidas pelo avanço do rio estão abandonando as residências e indo para outros locais distantes das margens do rio.

Balneário Flutuante, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi atingido pela enchente. (Foto: Ascom/Prefeitura de Barras)

"A água já está invadindo, mas por enquanto são casos isolados", frisa o secretário. Segundo ele, as comunidades mais vulneráveis a enchentes são os bairros São Cristóvão, Pedrinhas e Boa Vista, localizados àr margens do rio Marataoan.

Para fazer uma avaliação da situação do município, uma reunião de emergência foi convocada para as 15h desta segunda-feira (9) com o prefeito de Barras, Carlos Monte, e todos os secretários municipais. Durante a reunião, será feito um levantamento da situação dos bairros ribeirinhos na zona urbana do município e serão traçadas estratégias para diminuir o impacto da enchente.

Entenda

Na manhã deste domingo (8), a Prefeitura de José de Freitas detectou vazamentos nas paredes na Barragem do Bezerro, que é um dos maiores reservatórios do Piauí, com capacidade para armazenar mais de 10 milhões de metros cúbicos de água. Para evitar uma tragédia, a Prefeitura teve que abrir as comportas da barragem para diminuir a quantidade de água represada. Além disso, uma obra de caráter emergencial também foi feita no local para abrir sangradouros e evitar o rompimento da barragem.

Nove comunidades situadas no entorno da barragem encontram-se ameaçadas e o Exército já foi acionado para ajudar na remoção das famílias para áreas seguras. A varredura feita pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros constatou que a barragem está infiltrando água além do normal e isto já abriu pequenos buracos na estrutura do lado de fora.

Prefeitura faz obra emergencial para aumentar o sangradouro da Barragem do Bezerro. (Foto: Reprodução/Saraiva Repórter)

Por: Nathalia Amaral



Fonte: Portal o Dia



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Lorena está com mais de 700 vagas abertas em cursos gratuitos de capacitação; veja como se inscrever
Homem com mandado de prisão em aberto é detido com carro furtado e documentos falsos na BR-050
Campanha arrecada material escolar para alunos em situação de vulnerabilidade social
Saiba qual é a melhor cidade da região bragantina em alfabetização na rede pública
Leis do deputado Roberto Cidade fortalecem proteção à mulher no Amazonas
Embasa conclui reparo em tubulação danificada por obra de sistema de transporte em Salvador
Fiscalização apreende carga de 1.178 aparelhos celulares sem notas fiscais escondidos em fundo falso na estrutura de ônibus
Criança morre após ser atropelada por caminhão dirigido pelo próprio pai, diz polícia
AO VIVO: Assista ao Boa Noite Espírito Santo
Peça sua Música

Pedir

wátila

Teresina

depernabamba...

Karla

teresina

Melo de saudade...

Antônio Luís Alves da Costa

União Piauí

Banda Encantus , Inesquecível ...

Erick

União

Epitácio ...

Manda o alô prá mim aqui em Teresina árbitro Paulinho de união

Teresina

hino tricolor Paulista ...

Edivaldo Medeiros

União - PI

Um do das melhores do Reginaldo Rosy...

Estatísticas

Visitas: 1614200

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD