Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Winnie Mandela, militante contra o apartheid, morre aos 81 anos

Ela é ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. 02/04/2018

Publicada em 02/04/18 às 15:32h - 199 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Winnie Mandela, militante contra o apartheid, morre aos 81 anos

Winnie Mandela, militante contra o apartheid, morre aos 81 anos


Winnie Madikizela-Mandela, militante sul-africana que lutou contra o apartheid, morreu aos 81 anos nesta segunda-feira (2) . Ela era ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que se tornou um ícone na defesa da igualdade racial.

O porta-voz da família, Victor Dlamini, disse em comunicado que ela morreu em um hospital de Joanesburgo depois de "uma longa doença", que a obrigou a ser internada várias vezes desde o início do ano. "Ela sucumbiu pacificamente nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira cercada por sua família e entes queridos."

Winnie e Nelson se casaram em 1958, seis anos antes de ele ser condenado à prisão perpétua pelo regime de minoria branca.

Durante os 27 anos de prisão de Mandela, Winnie continuou com a luta anti-apartheid, passou pela prisão, por prisões domiciliares, e confinamentos em uma localidade afastada de todos. O casal se divorciou em 1996 - dois anos depois que Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país.

Ela era ex-esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que se tornou um ícone na defesa da igualdade racial. (Foto: GCIS)

Winnie ressaltava a sua importância na luta do ex-marido enquanto ele esteve preso. "Se eu não tivesse lutado, Mandela não teria existido, o mundo inteiro o teria esquecido e ele teria morrido na prisão como queriam as pessoas que o prenderam", declarou em entrevista concedida ao jornal francês "Le Journal du Dimanche", em 2013.

Em 1991, ela foi condenada por cumplicidade no sequestro de um jovem militante à pena de prisão comutada por uma multa. Também foi condenada por fraude em 2003.

Conhecido como "Madiba" na África do Sul, Nelson Mandela foi foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Mandela ficou no poder de 1994 a 1999 e morreu aos 95 anos, em Pretória.

Derrota na Justiça

No começo de 2018, o Supremo Tribunal de Apelações da África do Sul arquivou um processo movido por Winnie, que pretendia assumir a casa familiar de Nelson Mandela em Qunu, no leste do país.

Ela afirmava que, de acordo com a jurisprudência local, a residência pertencia a ela, já que a comprou em seu nome em 1989, quando Nelson Mandela estava preso e o casal ainda estava junto.

Nelson Mandela deixou seus bens a sua última esposa (Graça Machel), seus filhos e netos, bem como colaboradores, escolas e seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC). Ele não deixou nada para Winnie.

Fonte: G1



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
A nova ofensiva de Lula contra Campos Neto, celulares para crianças, livro de Ziraldo suspenso: todos os episódios da semana de O Assunto
Artesãs usam bordados coloridos para contar a história da cidade de Penedo, AL
Livros infantis sobre questões de raça e orientação sexual foram os mais banidos de escolas dos EUA, aponta estudo
'Mar de ipês' em avenida de Uberlândia encanta moradores e viraliza na web; VÍDEO
MEI tem direito à licença-maternidade? Veja o que diz a lei
Marido de mulher baleada em Duque de Caxias nega versão da PM; 'Não tinha bandido', diz
Hitmaker e um dos compositores do forró viral de Juliette, Shylton Fernandes deslanchou com 'Eu quero tchu, eu quero tcha'
Aprenda a dançar os diferentes tipos de forró para fazer bonito no São João
O impacto de Lula e Bolsonaro nas eleições de 4 das 10 maiores cidades do RJ, segundo a Quaest
Peça sua Música

Pedir

bvhnuj

zuzdgk

ddwztc...

Mário

União pi

Júnior Viana ...

Matheus

Lagoa Alegre

Dum Dum Balançando/ Nyell show ...

Paulo

iuma

amado batista alferrece pra todas as mãe do nosso Brasil ispesialmen...

mariasousasilvamaura8@gmail.com

canto virado

casca de bala...

silvestre

união

Zé Filipe facilitar aí...

Estatísticas

Visitas: 1616715

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD