Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Apagão no NO e NE não significa fragilidade no sistema, diz ONS

Na visão do ONS, o sistema é "robusto" e dispõe de energia suficiente. 22/03/2018

Publicada em 22/03/18 às 19:10h - 191 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Apagão no NO e NE não significa fragilidade no sistema, diz ONS

Apagão no NO e NE não significa fragilidade no sistema, diz ONS


Na visão do ONS, o sistema é "robusto" e dispõe de energia suficiente.

22/03/2018


O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse hoje (22) que o apagão no Norte e Nordeste do país não significa fragilidade no sistema elétrico brasileiro. O incidente deixou 70 milhões de pessoas sem energia elétrica e se deu após uma falha na Subestação Xingu, no Pará, que distribui parte da energia produzida na Usina de Belo Monte.

"Apesar do distúrbio de ontem, temos absoluta convicção das condições de suprimento de energia no país", disse. "Quero deixar clara a nossa convicção de que o distúrbio de ontem não pode e não deve significar qualquer tipo de fragilidade no sistema". 

Na visão do ONS, o sistema é "robusto" e dispõe de energia suficiente. Barata explicou que houve uma expansão na geração e transmissão de energia, enquanto o consumo ficou estável com a crise econômica dos últimos anos.

As causas do apagão devem ser conhecidas em até 15 dias, segundo Barata, que se reunirá com todas as empresas afetadas pelo apagão na próxima segunda-feira para a preparação do relatório de análise de perturbação.

"A nossa expectativa é que em 10, no máximo 15 dias, possamos divulgar exatamente o que aconteceu. As causas e as consequências e quais são as medidas que vamos tomar", afirmou. 

O diretor participou do seminário Agenda Setorial 2018, no Rio de Janeiro, com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso.

Causas

Barata explicou que será possível definir se o problema se deu por uma falha humana ou de equipamento. Nenhuma das duas hipóteses está descartada e uma falha humana poderia ser a causa caso se constate que o problema se deu no ajuste do disjuntor, por exemplo. "A responsabilização só vai acontecer depois de uma análise muito cuidadosa", afirmou ele.

O ONS já identificou que o apagão começou por causa de um disjuntor na Subestação Xingu, que se abriu indevidamente. Segundo Barata, o tempo de até mais de cinco horas para reestabelecer o fornecimento em algumas partes do país se deu porque a reposição do sistema precisa ser feita com cautela.

"Em um sistema extenso como o nosso, com linhas longas, usinas distribuídas, sair correndo para recuperar o sistema muitas vezes é objeto de problema posterior", disse ele, que mesmo assim reconheceu que é necessário trabalhar para reduzir esse tempo.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, também destacou que "não existe risco para o abastecimento de energia", mesmo se for considerada a previsão de crescimento econômico. "Nas previsões, está um crescimento estimado de 3,8% e a ONS tem expectativa para poder suportar nos próximos anos até um crescimento de 5%. Nós temos geração contratada para atender a esse crescimento que nós esperamos que possa se confirmar".

Fonte: Agência Brasil e Portal o Dia




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
Dj Naldo (Compadre)
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE ,JLIMA ,TOINHO DO AROCHA E EDIVALDO
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Incêndio atinge maternidade pública na Zona Leste de Natal
VÍDEOS: assista às reportagens do Clube Rural de domingo, 5 de fevereiro de 2023
Juiz de Fora gerou 3.785 empregos em 2022, mas 40% a menos que no ano anterior
Suspeito de matar ex-mulher no DF não aceitava fim da relação; filha de 8 anos viu crime
Caso Anielle: júri popular de acusado de matar menina de 11 anos acontece nesta segunda (6)
Quando e por que o cristianismo abandonou a circuncisão e o judaísmo, não?
Idoso é preso suspeito de estuprar neta da mulher após menina revelar crime por mensagem; veja print
A primeira impressão é a que fica?
Mega-Sena, concurso 2.561: oito jogos da região de Ribeirão Preto fazem a quina
Peça sua Música

Pedir

text

text

text...

laura

oro verde

klb...

laura

oroverde

klb...

laura

oro verde

klb...

Francisco

União

alô ...

laura

oroverde

klb...

Estatísticas

Visitas: 1577096

Usuários Online: 6

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2023 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD