Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Esqueletos entrelaçados e em espiral são descobertos no México

Foi encontrado uma sepultura contendo os esqueletos de 10 pessoas

Publicada em 06/02/18 às 19:38h - 172 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Esqueletos entrelaçados e em espiral são descobertos no México

Não é raro ficarmos sabendo da descoberta de novos sítios arqueológicos ou de locais contendo restos mortais humanos no México. Afinal inúmeras culturas floresceram por lá ao longo dos milênios e a própria capital atual ? Cidade do México ? guarda vestígios de séculos de ocupação humana sob suas camadas de concreto.

Pois foi na capital mexicana que um time de arqueólogos fez uma descoberta que os deixou bastante surpresos e coçando as cabeças. De acordo com Alex Horton, do portal de notícias The Washington Post, a equipe se deparou com uma sepultura contendo os esqueletos de 10 pessoas ? e a parte curiosa da coisa é que os corpos se encontram entrelaçados e foram dispostos na cova formando uma espiral.


Muito peculiar

Segundo Alex, os esqueletos foram encontrados no campus da Pontifícia Universidade do México durante escavações conduzidas para recuperar artefatos de um antigo vilarejo descoberto por lá conhecido como "Aldeia Pré-clássica de Tlalpan".

Os arqueólogos estimam que a sepultura tenha entre 2,4 e 2,5 mil anos e as análises dos ossos revelaram que eles pertencem a pessoas de ambos os sexos e abrangendo idades variadas ? sendo que o mais jovem é o de um bebê que teria cerca de um mês de vida quando faleceu, e o mais velho seria de um idoso.

Com relação à disposição dos esqueletos, eles foram encontrados uns sobre os outros organizados a partir de um ponto concêntrico e alinhados de forma que a cabeça de um tocasse o peito de outro, e que as mãos de um indivíduo ficassem posicionadas nas costas do seguinte.

De acordo com o pessoal do site Televisa News, os arqueólogos que se deparam com essa peculiar sepultura confessaram que nunca tinham visto nada remotamente parecido ? e explicaram que uma das suspeitas é que se trate de alguma interpretação dos diferentes ciclos da vida devido ao fato de os esqueletos terem diferentes idades.


A sepultura tem cerca de dois metros de diâmetro e os esqueletos foram encontrados a apenas 1,5 metro de profundidade sob um edifício que abrigava salas de aula, dormitórios dos padres da universidade e um oratório. Além dos corpos, também foram descobertos artefatos como peças de argila, vasilhames e pequenas estatuetas feitas de cerâmica cozida e pigmentos.

Ainda não se sabe como os ocupantes da sepultura faleceram, qual era a relação que existia entre eles, nem se todos morreram juntos. No entanto, segundo Megan Gannon, do site Live Science, os arqueólogos encontraram alguns sinais de modificação corporal, como crânios deformados em dois casos e alterações nos dentes de outros.

No caso das deformações cranianas, é bastante provável que elas sejam resultado de uma técnica que consistia em pressionar as cabecinhas de crianças para que elas se tornassem alongadas, enquanto que os dentes parecem ter sido "lixados" para que seu formato natural fosse alterado ? práticas que eram bastante comuns entre várias culturas mesoamericanas.


Fonte: Mega Curioso e Portal Meio Norte



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
VÍDEOS: Bom Dia DF de segunda-feira, 11 de maio de 2026
Cratera se abre e interdita a rodovia RN-120 entre Santo Antônio e Nova Cruz
17 cidades do AC recebem veículos do Ministério da Saúde para transporte de pacientes
Homem morre e motociclista fica em estado grave após acidente com três veículos no Sertão
Dólar inicia o dia a R$ 4,89 com alta do petróleo e revisão da inflação no Focus
Amigo de Ed Motta, advogado de Campinas é investigado por garrafada durante confusão em restaurante no Rio
Pai e filho encontram R$ 20 no chão e são agredidos com barra de ferro no Centro de Juiz de Fora
Menino de 4 anos é morto com golpes de ripa de madeira por ex-vizinho em MG
VÍDEO: carro circula com capô aberto, e motociclista pilota segurando objeto na Ponte
Peça sua Música

Pedir

Antônio Carlos Marques dos Santos

São Paulo

O hino do São Paulo, oferecer para meu filho, Miguel Pablo, em S&...

Marcelino sales

União pi moro do Boreu

ze vaqueiro uma qualquer.....

Mavi Fernandes

Guará- Df

Se Deus me ouvisse,de Chitãozinho e Xororó ...

Mauro Antonio

Brasília

Hino do flamengo ...

Kaue

União

Forró presão...

María do Socorro

Parauapebas Pará

Nome da minha mãe Domingas mora em união alô pra est&aa...

Estatísticas

Visitas: 1674849

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2026 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD