Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Aluna nota 1000 usou filosofia e Machado de Assis na redação do Enem

Isabella Castelo Branco escreveu mais de 100 redações no ano passado e entrou para o grupo de 53 pessoas no Brasil que tiraram nota máxima. 18/01/2018

Publicada em 18/01/18 às 15:44h - 197 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Aluna nota 1000 usou filosofia e Machado de Assis na redação do Enem

Mais de 100 redações produzidas ao longo do ano, pelo menos três a cada semana, serviram de treino para a estudante Isabella Castelo Branco, 17 anos, alcançar a nota máxima da redação do Enem 2017. A jovem de Teresina foi uma das 53 pessoas no Brasil que tiraram 1000 nessa prova.

Para abordar o tema proposto pelo Enem - "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" -, Isabella usou referências filosóficas e machadianas. "Eu fiz uma relação com a obra de Machado de Assis, com a forma como o personagem Brás Cubas, no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, trata a sua amante com deficiência. Ele fala dela com desdém e isso é o reflexo de como as pessoas deficientes são tratadas até hoje", afirma a adolescente.


Foto: Arquivo Pessoal

Para alcançar tal capacidade reflexiva, Isabella destaca que sempre gostou muito de ler. "No ano do Enem, mesmo com pouco tempo, eu lia muito. Sempre gostei, mas para a prova eu priorizei os clássicos da literatura brasileira, textos sobre os autores ou obras de filosofia, porque é muito útil para produzir a redação", revela.

Assim que o MEC liberou as notas, a ansiedade de Isabella pela de redação era maior do que pelas demais disciplinas. "Eu fiquei toda me tremendo e nem conseguia acreditar. Chamei a minha irmã pra ela conferir se estava mesmo certo e se eu tinha tirado 1000", conta.

A aluna de escola particular disse que pretende entrar para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí ou na Universidade Estadual do Piauí.

Escola pública

A aluna da escola estadual Didácio Silva, Elaícy Maria Gomes Grangeiro, de 17 anos, também conseguiu uma ótima nota na redação do Enem 2017. Essa foi a segunda vez que ela fez a prova e melhorou em 50% o resultado. No ano de 2016, a sua nota foi 640, e agora subiu para 960.

A explicação, segundo a jovem, é o gosto pela leitura e o suporte dado pela escola. "A gente teve revisões, tarefas extras, reforço e o incentivo à leitura", declarou Elaícy, que estava preparada para receber uma boa nota, mas não esperava que fosse tão alta.

No texto, ela defendeu a ideia de acessibilidade nas escolas e a disponibilização de materiais didáticos mais eficazes para os surdos.

Com o resultado positivo no Enem, a jovem esperava entrar no curso de Direito. "Eu queria estudar na Ufpi, mas como vou embora para Tocantins, vou tentar entrar na federal de lá", conclui Elaícy.


Por: Nayara Felizardo



Fonte: Portal o dia



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Sequestrador de motorista de ônibus é ex-cobrador na empresa e relatou à polícia problemas financeiros e pessoais
Justiça do DF mantém compartilhamento de dados do jogador Bruno Henrique com CPI das Bets
Resumão diário do JN: PF afirma que ?Careca do INSS? era o principal operador de esquema de fraudes; guerra comercial de Trump provoca danos nas economias dos EUA e da China
35% dos imigrantes brasileiros deportados pelo governo Trump deixaram parentes nos EUA, aponta levantamento
Miriam Leitão é eleita para a cadeira de número 7 da ABL
Alfaiate do Vaticano prepara traje do novo papa
Estados Unidos terão preferência para explorar as chamadas terras raras ucranianas
Guerra comercial iniciada por Trump começa a afetar negativamente as economias chinesa e americana
Cheia no AM deixa 13 municípios em situação de emergência e afeta 144 mil pessoas
Peça sua Música

Pedir

ferdinan batalha

Rio de janeiro

qualquer uma do lairton dos teclado...

Maria Cecília

Teresina

Vovó, toca qualquer uma do Paulynho Paixão...

Angelina

União

Pai de multidões- Fernandinho ...

kxtyqh

sxgtow

bsmoyj...

João Carlos Lennert

Itu sp

sultains of swing..dire straits...

aldiana

timom

Marília Mendonça ...

Estatísticas

Visitas: 1644644

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2025 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD