Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Por dia, pelo menos uma criança dá entrada no HUT vítima de acidente

Somente este ano foram atendidas 478 crianças vítimas de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos. 05/12/2017

Publicada em 05/12/17 às 18:54h - 206 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Por dia, pelo menos uma criança dá entrada no HUT vítima de acidente

Em Teresina, somente este ano foram atendidas 478 crianças vítimas de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos. Deste número, 226 crianças foram vítimas de acidentes com moto, 121 com bicicleta, 86 de atropelamento, 43 de carro, uma de ônibus, e uma com outros veículos. O dado alarmante foi divulgado, nesta segunda-feira (4), pelo Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e é baseado no número de atendimentos, levando em consideração as principais causas da entrada de crianças na unidade hospitalar. 

Por dia, pelo menos uma criança dá entrada no HUT vítima de acidente. (Foto: Arquivo/O Dia)

De acordo com o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, as crianças ficam mais vulneráveis em acidentes, pois muitas se tornam vítimas pela falta de cuidado dos pais ou responsáveis. Segundo ele, muitos pais trafegam com a quantidade de pessoas acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e sem usar os equipamentos de proteção individual, como o capacete. Levar as crianças na frente do condutor em motocicletas é outro fator que auxilia no aumento do número de acidentes envolvendo menores.

"Alguns pais carregam muitas pessoas em uma mesma moto e ainda carregam crianças na frente, e quando tem um acidente, a criança é a primeira a ser atingida pelo impacto", relata o diretor do HUT. Além disso, as crianças não têm coordenação motora suficiente para se proteger de uma queda, como no caso de acidentes envolvendo motocicletas. Portanto, a possibilidade de que o pequeno saia com lesões, sequelas graves e irreversíveis ou até a morte, é maior do que em um acidente envolvendo uma pessoa adulta.

Por dia, pelo menos uma criança dá entrada no HUT vítima de acidente. (Foto: Arquivo/O Dia)

Em caso de acidentes, as principais sequelas observadas nas crianças são as cicatrizes e fraturas que podem levar a alguma deformidade, além das sequelas neurológicas decorrentes de traumatismos cranianos. De acordo com o pediatra e gerente da clínica pediátrica do HUT, Antônio Lopes, o fato das crianças serem mais vulneráveis do que os adultos pode ser explicado também pela fragilidade óssea, aumentando a probabilidade de lesões mais graves. "Na rotina da emergência pediátrica os atendimentos menos graves de crianças envolvidas em acidentes de trânsito são as fraturas de membros", disse o pediatra.

Com relação às crianças envolvidas nos acidentes com motocicletas, mais especificamente, Antônio Lopes faz um alerta aos pais e responsáveis. "Quanto menor a criança maior é o peso da cabeça, portanto numa queda de moto a tendência é que a cabeça da criança se choque primeiro que o resto do corpo no solo. Isso causa um trauma de crânio na maioria das vezes irreversível. Principalmente, por a criança ainda possuir suas estruturas ósseas em formação o impacto tem muito mais chance de ser inclusive fatal", alerta.

Por dia, pelo menos uma criança dá entrada no HUT vítima de acidente. (Foto: Arquivo/O Dia)

Rosane Ferreira que acompanha o filho, Y. J. F., de 4 anos, vítima de atropelamento, relata que ele estava na frente de casa quando um homem embriagado pilotando uma motocicleta invadiu a preferencial e o atropelou. "Foi um momento muito difícil. Quando vi meu filho no chão pensei que ele tinha morrido, mas agora o pior já passou", comenta.

Quando se inclui crianças e adolescentes o número de atendimento de acidentes de trânsito é ainda maior. Até 30 de novembro deste ano foram registrados 1.046 atendimentos de crianças menores de 17 anos. De acordo com Gilberto Albuquerque, os acidentes ocorrem em maior número durante os finais de semana, devido à associação da direção com o consumo de bebidas alcoólicas. 

"A maioria desses adolescentes estavam pilotando motos ou dirigindo os carros dos pais ou responsáveis. O mais preocupante ainda é que muitos tinham ingerido bebida alcoólica. É preciso que todos tenham consciência da responsabilidade de se obedecer as leis de trânsito para não causar lesões para si e para o próximo", comenta diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Por mês o HUT atende uma média de 4 mil pessoas e realiza mais de mil cirurgias. Os acidentes com moto continuam como o primeiro motivo de procura por atendimento, representando 17% do total, seguido por mal subido e dor no olho. 

Setor de Urgência Infantil do HUT. (Foto: Arquivo/O Dia)

Por: Nathalia Amaral, com informações da PMT.
Fonte: Portal o dia



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Em entrevista, autoridade política do Hamas diz que grupo abandonará armas se Israel concordar com criação de Estado Palestino
Quem é Tranca Ruas? Entidade citada em show de Ludmilla foi alvo de polêmica e de ação na Justiça por intolerância
Saiba quem são os sertanejos 'gêmeos raiz' que viralizaram após post do rapper Snoop Dogg
Após adiamento, bicheiro Piruinha vai a júri popular, aos 94 anos, por homicídio de comerciante
Carrinho de brinquedo é usado para esconder haxixe enviado através dos Correios para escola infantil em MG
Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia para corrigir a mandíbula; perícia contratada pela família aponta falha na pós-anestesia
Motorista de transporte escolar é preso por estuprar mulher em Uruguaiana, diz polícia
Aos 60 anos, modelo argentina vence concurso de beleza e pode virar candidata ao Miss Universo
VÍDEO: Mais de 100 baleias-piloto encalham em praia turística da Austrália
Peça sua Música

Pedir

xkslhn

dssarx

lvaufy...

sfjjqs

dssarx

zlbbam...

sfjjqs

fflqxn

bvhnuj...

Arthur luis

União

arruma a mala...

Hélio filho do papudinho

União

Melor de vanda ...

Milton freire

teresina

deu certo amado batista....

Estatísticas

Visitas: 1615496

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD