Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

CIDADE DE UNIÃO

Piauí tem nove nomes confirmados para concorrer ao Governo

A reportagem de O Dia fez um breve perfil daqueles que devem disputar o pleito em outubro. Nomes ainda serão homologados pelo TRE.

Publicada em 06/08/18 às 18:20h - 218 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Piauí tem nove nomes confirmados para concorrer ao Governo

Piauí tem nove nomes confirmados para concorrer ao Governo

Nove candidatos tiveram seus nomes confirmados nas convenções partidárias para concorrer ao Governo do Piauí nas eleições do dia 07 de outubro. O próximo passo é o registro das candidaturas por parte dos candidatos junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Isso deve ser feito até o dia 15 de agosto, e no dia seguinte, caso os nomes sejam homologados, se inicia a campanha de rua.

Conheça os perfis dos nove candidatos ao Governo do Piauí:

Dr. Pessoa

José Pessoa Leal, mais conhecido na vida política como Dr. Pessoa, é médico e natural de Água Branca. Em 1970, ingressou na Faculdade de Medicina de Teresópolis, onde se formou médico. O parlamentar também já foi diretor de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas. Inicialmente filiado ao MDB, Dr. Pessoa foi candidato a prefeito de Água Branca em 1988, e a prefeito de Lagoinha em 1998. Em 1990, disputou sua primeira eleição para deputado estadual, quando era filiado ao PDS.

Foi eleito vereador de Teresina em 2000 pelo PPS e reeleito em 2004 e 2008 pelo PDT. Depois de ingressar n PSD, conquistou um novo mandato como vereador em 2012 e foi eleito deputado estadual em 2014. Em 2016, Dr. Pessoa concorreu à Prefeitura de Teresina, mas foi derrotado pelo prefeito Firmino Filho. Atualmente, o parlamentar e candidato é filiado ao Solidariedade. O parlamentar encabeça a chapa que também é formada por Vanessa Tapety (PTC), como vice-governadora, Frank Aguiar (PRB) e Marcus Vinicius (PTC), ambos na disputa pelo Senado Federal.

Elmano Férrer

Elmano Férrer de Almeida nasceu em Lavras de Mangabeira, Ceará, em 1942 e mudou-se para Teresina em 1966, aos 24 anos. Férrer é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará, e advogado formado pela Universidade Federal do Piauí.

Servidor público de carreira, ele já foi Secretário de Planejamento do Piauí, presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos, diretor da Embrapa-PI, assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae, técnico da Sudene, secretário de Turismo do Estado e foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2008, tendo assumido o cargo em 31 de março.

Elmano tentou a reeleição como prefeito em 2012, sendo derrotado por Firmino Filho. Em 2014, ele venceu o pleito para senador e exerceu o mandato até o último mês de julho, quando se licenciou para concorrer ao Governo do Estado. Teve sua candidatura oficializada pelo Podemos.

Fábio Sérvio

Fábio Sérvio é empresário, publicitário e jornalista e atua no ramo da Comunicação no Estado. Esta é a primeira vez que concorre em uma eleição. Filiado ao PSL, Fábio Sérvio lançou sua candidatura a governador do Piauí tendo como vice na chapa o nome de Carlos Pinho, do Pros.

Luciane Santos

Luciane Santos é a candidata ao Governo do Estado pelo PSTU, que vai concorrer nas eleições com chapa pura. Professora de Ensino Fundamental, Luciane é militante em defesa da classe trabalhadora, das mulheres e do direito à moradia. Ela já foi candidata à Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2016, tendo recebido 2.745 votos.

Luciano Nunes

Luciano Nunes Santos Filho é natural de Oeiras e formou-se em Direito e 2001, sendo pós-graduado em Direito Administrativo e mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Em 2001, filiou-se ao PSDB e entrou para a vida política em 2002, quando se elegeu deputado estadual com apenas 24 anos.

O candidato tucano conseguiu a reeleição para a Alepi em 2006, tendo exercido também os cargos de secretário da Executiva Estadual do PSDB e de presidente do Diretório Estadual da sigla por dois mandatos. Luciano Nunes já assumiu a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos na gestão de Sílvio Mendes e, em 2013, ocupou o cargo de secretário municipal de Governo da gestão do atual prefeito, Firmino Filho. Em 2015, o candidato também presidiu a Fundação Municipal de Saúde.

Luciano Nunes está em seu quarto mandato como deputado estadual e foi lançado candidato ao governo na chapa formada pelo PSDB, PSB e DEM, tendo como vice a delegada Cassandra Moraes Sousa.

Romualdo Seno

Romualdo Seno é advogado, filiado ao PSDC e atualmente é presidente da sigla a nível estadual.  Esta também é a primeira vez que o candidato disputa uma eleição para governador do Piauí.

Sueli Rodrigues

Maria Sueli Rodrigues é professora da Universidade Federal do Piauí e tem um histórico de lutas em defesa da universidade pública. Advogada e professora de Direito, ela tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Sueli Rodrigues foi confirmada como candidata pelo PSol, tendo como vice Francisco José da Silva.

Valter Alencar Rebelo

Valter Alencar Rebelo é formado em direito pela Universidade de Fortaleza, especialista em Direito Eleitoral e Constitucional e doutor em Direito Processual pela Universidad de Salamanca. Entre 2000 e 2005, foi procurador chefe do Detran-PI e entre 2005 e 2006, foi conselheiro jurídico da Telemar Norte Leste.Durante seis anos, de 2008 a 2014, Valter Rebelo foi desembargador do TER-PI. Filiado ao PSC, esta também é a primeira vez que ele concorre em uma eleição.

Wellington Dias

Natural de Oeiras, Wellington Dias entrou na vida política em 1992, quando foi eleito vereador de Teresina, e acabou senso eleito deputado estadual em 1994. Ainda em 94, Dias chegou à presidência regional do PT . Em 1998, venceu a eleição para deputado federal e em 2000 concorreu nas eleições para prefeito de Teresina.

No ano de 2002, Wellington Dias foi eleito governador do Estado e se reelegeu em 2006. Em 2010, após ter renunciado, concorreu nas eleições para o senado. Em 2014, foi reeleito governador para seu terceiro mandado. Agora, em 2018, Wellington Dias tenta conseguir seu quarto mandado, em uma chapa formada com o MDB e o PP, tendo Regina Sousa como vice.

Após homologação, candidatos precisam registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral

Após a homologação dos candidatos que irão disputar as eleições de outubro em convenção, os partidos políticos e coligações precisam requerer, até o próximo dia 15 de agosto, os registros de candidaturas à Justiça Eleitoral. Para estarem aptos à disputa, todos os candidatos não podem incorrer em nenhuma das causas de inelegibilidade estipulados na legislação eleitoral.

Ao todo, o Piauí homologou sete candidaturas ao governo do estado - Wellington Dias (PT), Luciano Nunes (PSDB), Dr Pessoa (Solidariedade), Elmano Férrer (Podemos), Luciane Santos (PSTU), Sueli Rodrigues (Psol), Walter Alencar (PSC), Fábio Sérvio (PSL) e Romualdo Sena (DC) - que devem requerer o registro ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Além deles, os candidatos ao parlamento estadual e federal também precisam efetuar o procedimento.

Apesar de todos os nomes oficializados pelas convenções partidárias o cenário pode ser alterado, já que, no prazo de cinco dias a se contar a partir da publicação do edital relativo ao pedido de registro, podem ser impugnadas pela Justiça Eleitoral, que só após isso publicará no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) a relação dos nomes dos candidatos e suas respectivas números numerações.

Caso o partido político ou a coligação não solicite o registro dos candidatos escolhidos durante a convenção, estes poderão fazê-lo no prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo tribunal eleitoral competente, apresentando o formulário Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI) juntamente com os documentos requeridos.

Por: Breno Cavalcante e Maria Clara Estrêla
Fonte: Portal o Dia 



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
MP denuncia 10 pessoas em operação contra grupo ligado a PCC suspeito de fraudar licitações de Guarulhos, em SP
Dois meses após início da vacinação contra dengue em SC, adesão segue baixa
Secretário do Governo Federal para COP 30 visita Belém para acompanhar preparativos do evento
Resultado da Quina, concurso 6424
Suspeito de matar ex-companheira a facadas é preso na Bahia; filho da vítima presenciou crime
VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quarta-feira, 24 abril de 2024
Tragédia em Mariana: Justiça determina que Renova reconheça comunidades atingidas
Polícia encontra três corpos enterrados em comunidade após denúncia anônima no litoral de SP
Justiça condena SP a pagar R$ 750 mil por abordagem discriminatória da PM ao monitorar grupo que fazia tour sobre cultura negra
Peça sua Música

Pedir

xkslhn

dssarx

lvaufy...

sfjjqs

dssarx

zlbbam...

sfjjqs

fflqxn

bvhnuj...

Arthur luis

União

arruma a mala...

Hélio filho do papudinho

União

Melor de vanda ...

Milton freire

teresina

deu certo amado batista....

Estatísticas

Visitas: 1615487

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD