Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

CIDADE DE UNIÃO

Lula diz que ?nunca soube de negociatas? por votos na Rio 2016

Ex-presidente presta depoimento como testemunha de defesa.

Publicada em 05/06/18 às 17:54h - 150 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Lula diz que ?nunca soube de negociatas? por votos na Rio 2016

Lula diz que 'nunca soube de negociatas' por votos na Rio 2016

Com a mesma gravata colorida com as cores do Brasil utilizada quando o país foi escolhido sede da Olimpíada de 2016, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou pela primeira vez desde que foi preso em Curitiba. De lá, por videoconferência, ele prestou depoimento como testemunha de defesa de Sérgio Cabral em ação penal que apura suposta compra de votos da "Rio-2016".

A fala durou cerca de 50 minutos. Especificamente sobre a denúncia, Lula minimizou. "Eu não sei qual é o critério para alguém que diz que foi trapaça (a escolha da Rio-2016). Esse senhor (procurador) não deve conhecer nada".

O juiz Marcelo Bretas, que conduziu a audiência, pediu que o ex-presidente falasse exclusivamente sobre as perguntas. Enquanto falava sobre a denúncia contra o ex-governador, foi interrompido pelo magistrado quando citou "denuncismo".

"Nunca soube de nenhuma negociata, em nenhum momento. Inclusive assinei um decreto em 2009 que coagia transparência de todos os dados. Lamento muito que tenha surgido essa denúncia 8 anos depois". Neste ponto, o magistrado pediu a palavra.

Antes das perguntas da defesa, Cabral se emocionou. Ele pediu para falar diretamente ao ex-presidente e dedicou condolências pela morte da ex-primeira dama.

"Estava preso quando Dona Marisa faleceu. Então, a transmissão dos meus sentimentos. Meu abraço ao senhor pelo falecimento da Dona Marisa. (O abraço) da Adriana (Ancelmo, ex-primeira dama do estado), meu e dos meus filhos".

Lula (Crédito: Reprodução/Internet)
Lula (Crédito: Reprodução/Internet)

Ao final, houve também espaço para o humor. O juiz encerrou o depoimento dizendo que valorizava a importância histórica de Lula e lembrou as Diretas Já. Até que o ex-presidente o convidou para um comício.

"Senhor Luiz Inácio, muito obrigado. Inclusive pela postura que se portou. O senhor é uma figura importante no nosso país, é relevante sua história para todos nós. Para mim, inclusive. Aos 18 anos estava aqui num comício na Avenida Presidente Vargas com um milhão de pessoas e eu estava lá usando o boné e a camiseta com seu nome", dizia o magistrado quando foi interrompido.

"Pode usar agora "o boné e a camisa", rebateu Lula em alusão a sua pré-candidatura apesar da prisão. E completou. "Quando eu fizer um comício agora vou chamar o senhor para participar".

Lula nega Cabral candidato à presidência

O ex-presidente disse desconhecer a intenção de aproveitar a Rio-2016 para lançar Cabral candidato. A operação sobre a qual Lula depõe investiga a suposta compra de votos para a cidade sediar os Jogos Olímpicos. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o esquema de corrupção montado pelo ex-governador Sérgio Cabral teria "comprado" votos de dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Assim que começou a prestar depoimento, o ex-presidente garantiu que "anda em busca da verdade". "Meu compromisso é com a verdade. Acredito que não haja um brasileiro que esteja mais em busca da verdade do que eu. Estou cansado de mentiras".

De terno e gravata, Lula já estava a postos às 10h15, aguardando a entrada de Cabral na sala, quando perguntou se o juiz era Marcelo Bretas. O que resultou numa brincadeira do juiz da 7ª Vara Criminal. "Não fala mal de mim não que estou ouvindo". E Lula respondeu: "Eu sei, estou vendo o microfone aqui na minha frente".

Antes do início da sessão, Cabral pediu permissão para prestar condolências pela morte da Marisa Leticia, informando que já estava preso quando a ex-primeira dama faleceu. "Aproveitar que minha família está aqui. Estava preso quando Dona Marisa faleceu, então a transmissão dos meus sentimentos. Meu abraço ao senhor, da Adriana, meu e dos meus filhos", disse o ex-governador, com olhos marejados.

Além de Lula, Pelé também deve prestar depoimento a pedido de Carlos Arthur Nuzman. Ainda segundo as investigações do MPF, foram encontrados indícios de que Nuzman teve participação na negociação. O ex-dirigente chegou a ser preso, mas foi solto após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os procuradores afirmam que um dos votos comprados foi o de Lamine Diack, então presidente da Federação Internacional de Atletismo e, naquele momento, membro do COI. O dinheiro teria sido entregue ao filho dele, Papa Massata Diack. Lamine Diack, segundo o MPF, pode ter repassado parte dos valores para comprar mais votos.


Fonte: Com informações do G1



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
EDIVALDO RODRIGUES
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
ADRIANA MORAIS
POVINO CARDOSO
SALVADOR OLIVEIRA
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO E TOMAZ BARBOSA
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
UCS está com 400 vagas abertas para cursos de licenciatura para professores da rede pública
'Balde de água fria', diz morador da Vila Leopoldina sobre projeto de moradias populares emperrado na Câmara de SP
Confira vagas divulgadas pelo Sinebahia para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Senhor do Bonfim nesta terça
Um mês das mortes de Bruno e Dom: veja o que se sabe e o que falta esclarecer
Salário médio de contratação com carteira assinada cai 5,6% em 1 ano; veja remuneração por setor
O Assunto #742: Vale do Javari - hoje e 20 anos atrás
Plebiscito em setembro vai definir se chilenos querem ou não uma nova Constituição
Influencer de BH acusa motociclista do iFood de aplicar golpe da 'falsa entrega'
Terror em desfile de Dia de Independência: o que se sabe sobre o ataque nos EUA que deixou 6 mortos
Peça sua Música

Pedir

luanapereiradasilva980@gmail.com

são Paulo

manda um forró aí ,Luana e um alô pra dona domingas e s...

marly

teresina

sou fã ...

helemilton

teresina

Paulinho paixão ...

gilvangilvandasilvasantos3@gmail.com

de união

toca uma bem boa pra tomar Toinho ...

ferdinan Fernandes batalha

Rio de janeiro

barto galeno...

ANTONIO IRISVALDO OLIVEIRA Pinho

Teresina

Música do Toinho do arocha ...

Estatísticas

Visitas: 1563515

Usuários Online: 4

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2022 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD