Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

CIDADE DE UNIÃO

Temer sanciona com vetos lei que criou polêmica com TCU

Os pontos mais preocupantes do projeto original foram retirados, na avaliação do consultor jurídico do Tribunal de Contas da União (TCU)

Publicada em 26/04/18 às 18:48h - 216 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Temer sanciona com vetos lei que criou polêmica com TCU

Temer sanciona com vetos lei que criou polêmica com TCU


Depois de ter sido pressionado por órgãos de controle, o presidente Michel Temer decidiu sancionar com vetos um projeto de lei que trata sobre direito público. A extinção de alguns pontos do texto foi bem vista pelo TCU (Tribunal de Contas da União), órgão que via no projeto original uma diminuição no seu papel de atuação. Analisado por Temer na quarta-feira (25), o texto será publicado no Diário Oficial da União nesta quinta (26). 

A nova legislação, aprovada no Congresso, trazia 11 novos artigos à Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Os vetos presidenciais atingiram total ou parcialmente cinco desses artigos. Para os autores, que defendiam a sanção na íntegra, o texto serviria para dar segurança jurídica e eficiência na criação e aplicação do direito público. A nova lei traz parâmetros que devem ser observados quando autoridades administrativas tomam decisões fundadas em cláusulas gerais ou conceitos jurídicos indeterminados.

Ao analisar o texto, Temer manteve parcialmente um artigo que determina que o agente público responderá pessoalmente "por suas decisões ou opiniões técnicas em caso de dolo ou erro grosseiro". O artigo, em sua forma original, foi criticado. Porém, o veto ao trecho que especificava o conceito de "erro grosseiro", diminuiu a resistência.

Foto: Reprodução

"O que acontece é que nós vamos definir [erro grosseiro]. Para nós, certamente será o que vem da Constituição, que é negligência, imprudência e imperícia. Ou seja, não muda nada", disse Odilon Cavallari, consultor jurídico do TCU.

Os pontos mais preocupantes do projeto original foram retirados, na avaliação de Cavallari. "[A sanção com vetos] atendeu 80% dos problemas que identificamos no projeto de lei."

No mesmo artigo, foram excluídos três parágrafos. Entre eles, um que previa que agentes públicos tivessem despesas com suas defesas pagas pela entidade que o representa, em caso de responder por ato ou conduta praticada no exercício de seu trabalho.

Após integrantes do TCU pedirem veto ao texto, o professor da FGV Direito São Paulo Carlos Ari Sundfeld, que integrou a equipe responsável pelo texto, disse que as críticas eram alarmistas e injustas.

O projeto foi apresentado por Antônio Anastasia (PSDB) em 2015. Depois de ser aprovado pelo Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, foi enviado neste mês pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ao Palácio do Planalto.

Já os tribunais temiam que a mudança abrisse brechas que estimulariam menor compromisso com a gestão de bens públicos. Por meio de nota, o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, comemorou a sanção. "Aplaudimos o governo pela sanção, mas lamentamos que órgãos de controle continuem extrapolando sua competência."

Fonte: Folhapress e Portal o Dia



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Mulher descobre pano deixado na barriga dois anos após cirurgia no intestino
Justiça condena estado a indenizar homem preso por crime que não cometeu: 'chorava dia e noite'
Esposa de segurança que morreu após levar capacetadas de cliente em boate quer gressor preso: 'Justiça'
A hora e a vez de Kamala Harris, tensão pré-eleitoral na Venezuela, Brasil nas Olimpíadas: todos os episódios da semana de O Assunto
Viagem de graça: saiba como se inscrever em projeto de excursões a destinos paradisíacos
Como skate no Brasil foi da proibição à disputa pelo ouro olímpico
Eleição na Venezuela: entenda os principais desafios econômicos da nova gestão ? seja ela qual for
Bombas, tiros e sequestro: veja vídeo de como foi o exercício simulado que teve até explosão de casa em MG
Abaixo dos 2 metros há mais de 40 dias, Rio Acre seco causa prejuízos na capital do AC
Peça sua Música

Pedir

Rick

União

Melo de alma gêmea ...

girlana rose de Amaral

Ipatinga

pouca roupa calcinha preta ...

girlana

cachoeira de joanesia

Ray e renam eterno amor...

Socorro Almeida

localidade pingo de ouro

qualquer uma do Baú da Taty...

Ana Carine de Jesus Melo

união

Pitty- teto de vidro...

bvhnuj

zuzdgk

ddwztc...

Estatísticas

Visitas: 1617770

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD