Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

CIDADE DE UNIÃO

Israel segue Estados Unidos e anuncia saída da Unesco

Israel irá se retirar da agência a partir de 31 de dezembro de 2017

Publicada em 12/10/17 às 15:58h - 180 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Israel segue Estados Unidos e anuncia saída da Unesco
Após os Estados Unidosanunciaram nesta quinta-feira que vão se retirar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o governo de Israel também informou que também irá se retirar da agência a partir de 31 de dezembro deste ano.

A entidade é acusada pelos dois países de adotar um viés anti-Israel e ainda condenam as dívidas elevadas da organização.

O premier israelense Benjamin Netanyahu instruiu o Ministério do Exterior a preparar o terreno para a saída, segundo o gabinete ministerial. Ele acolheu a medida americana: "Essa é uma decisão corajosa e moral, porque a Unesco se tornou um teatro do absurdo. Ao invés de preservar a História, distorce", disse o premier através uma nota do seu gabinete.

O porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, informou que Washington pretende estabelecer uma missão de Observação no órgão da ONU em substituição à sua representação nela. A decisão americana também se mostra como um desejo de economizar, já que o projeto orçamentário da gestão Trump para o próximo ano fiscal não prevê a possibilidade de suspensão das restrições financeiras impostas à Unesco.

O premier israelense, Benjamin Netanyahu (Crédito: Thomas Coex / AP)
O premier israelense, Benjamin Netanyahu (Crédito: Thomas Coex / AP)

Os EUA cortaram o financiamento à Unesco após o órgão decidir incluir a Autoridade Palestina como membro em 2011, mas mantiveram o escritório na sede da agência em Paris na tentativa de acompanhar e avaliar as políticas definidas. Israel perdeu seu direito a voto na Unesco em 2013, seguindo o mesmo movimento americano de suspender fundos.

"Essa decisão não foi tomada levemente, e reflete as preocupaçõe dos Estados Unidos com o aumento das dívidas na Unesco, a necessidade de reformas fundamentais na organização e o continuo avanço anti-Israel na Unesco", disse o Departamento, acrescentando que os Estados Unidos buscam "permanecer engajados (...) como um Estado não-membro observador para contribuir com as visões, perspectivas e expertise americanas".


ISRAEL: INÍCIO DE NOVA ERA

Mais cedo, o embaixador israelense na Unesco Carmel Shama-Hacohen afirmou que a retirada dos Estados Unidos da Unesco é como o início de uma nova era, e sugeriu que Netanyahu seguisse o mesmo caminho. Em pronunciamento após o anúncio da decisão americana, ele disse que a agência da ONU se tornou "uma organização absura que perdeu seu caminho a favor de considerações políticas de alguns países".

O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, elogiou a medida de Washington, afirmando que a Unesco se tornou um fórum anti-Israel que já não segue o objetivo inicial. No início deste ano, Netanyahu condenou a Unesco por declarar a cidade de Hebron, na Cisjordânia, como patrimônio mundial da Palestina. Ele acusou a entidade de ignorar a ligação do judaísmo antigo com a localidade, que inclui a cripta de matriarcas e patriarcas da religião.

Israel perdeu seu direito a voto na Unesco em 2013, seguindo um movimento americano de suspender o financiamento à organização devido à inclusão da Palestina como membro.

MEDIDA PREMEDITADA PELOS EUA

O governo do presidente Donald Trump estava se preparando para uma possível retirada há meses, e esperava uma decisão antes do fim do ano, segundo funcionários americanos. Vários representantes diplomáticos que seriam enviados à missão na agência este ano foram informados que seus postos estavam suspensos e aconselhados a buscar outras vagas.

Essa é a segunda vez que o governo americano decide abandonar a Unesco. A gestão do ex-presidente Ronald Reagan tomou tal medida em 1984, afirmando que a agência era a favor da União Soviética. Quase duas décadas depois, no governo de George W. Bush em 2002, os Estados Unidos voltaram a se associar à agência da ONU.

EM MEIO A ELEIÇÕES, UNESCO LAMENTA

A entidade da ONU lamentou a saída dos Estados Unidos. A diretora-geral da Unesco, a búlgara Irina Bokova, afirmou que a medida americana marca uma perda para o multilateralismo e para família ONU.



"Após receber uma notificação oficial do secretário de Estado dos Estados Unidos, o senhor Rex Tillerson, como diretora-geral da Unesco, gostaria de expressar profundo pesar sobre a decisão dos Estados Unidos da América de se retirarem da Unesco", disse Bokova em comunicado. "A universalidade é essencial para a missão da Unesco de construir a paz e a segurança internacionais em face do ódio e da violência através da defesa dos direitos humanos e da dignidade humana".

A agência vota para escolher um novo diretor esta semana, em uma eleição marcada pelos problemas de financiamento e as divisões no órgão sobre a associação palestina. Qatar e Egito trocam provocações na disputa pelo cargo de diretor-geral, para substituir a búlgara Irina Bokova.

A liderança do candidato qatari, Adulaziz al-Kawari, é vista pelos EUA e Israel como um fracasso nos esforços para garantir o cargo a alguém que consideram mais amigável. Esta semana, o embaixador de Israel na Unesco descreveu a trajetória da votação em urnas secretas como "má notícia para a organização e, infelizmente, também para Israel".



Fonte: OGlobo



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Pátio Limeira Shopping estará aberto em horário especial neste feriado
PF prende fazendeiro acusado de fraudar identidade para receber auxílio emergencial em Lavrinhas, SP
Pátio Limeira Shopping segue com programação especial de Páscoa
Vai chover no feriadão? Saiba como fica o tempo no Norte de Minas
Tombamento de carreta deixa homem e mulher feridos na BR-251
VÍDEOS: Jornal Liberal 1ª Edição de quinta-feira, 28 de março de 2024
Market share: o que é, como calcular e aumentar esse indicador
VÍDEOS: ALTV1 de quinta-feira, 28 de março
Suspeito é morto por PMs e chega a 55 o número de mortos na Operação Verão no litoral de SP
Peça sua Música

Pedir

irmão Antônio irmão Raimundinha Bandeira N

Nava. Nilo

Bandeira ...

negadona

Coelho Neto

amardo Batista solidão sem fim...

antoniamariasilva710@gmail.com

Coelho Neto

Leonardo copo de vinho ...

wátila

Teresina

depernabamba...

Karla

teresina

Melo de saudade...

Antônio Luís Alves da Costa

União Piauí

Banda Encantus , Inesquecível ...

Estatísticas

Visitas: 1614906

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD