Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

GERAL

Saiba como solicitar produtos ortopédicos no Ceir

CEIR,ORTOPEDIA

Publicada em 08/05/16 às 08:28h - 265 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Saiba como solicitar produtos ortopédicos no Ceir
 (Foto: Rádio Educativa Vanguarda FM)
Em funcionamento desde fevereiro de 2009, o parque industrial da Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) é modelo em fabricação de produtos ortopédicos no Brasil. É de lá que saem aparelhos que devolvem autonomia para muitas pessoas com deficiência do Piauí e de outros estados.A Oficina Ortopédica do Ceir é um marco na história da reabilitação de pessoas com deficiência do Piauí, sendo o primeiro estado do país a inaugurar um parque industrial dentro do projeto da Agenda Social de Inclusão da Pessoa com Deficiência, do Governo Federal.

O local confecciona, sob medida, desde palmilhas e sapatos ortopédicos a próteses e órteses, atendendo pacientes internos, particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).

"A oficina conta com equipamentos de alta tecnologia e de última geração, o que permite a produção de órteses e próteses mais leves e confortáveis, possibilitando melhores condições de uso", explica Paulo André, que, após 20 anos na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo e Pernambuco, veio morar em Teresina para implantar e montar a Oficina Ortopédica do Ceir e, atualmente, coordena o local.

Vanda Silva sendo avaliada por ortopedista.( Foto: Ascom Ceir)Ainda segundo Paulo André, os produtos do parque industrial são confeccionados conforme a necessidade de cada paciente, sob moldes específicos e de forma personalizada, de modo que proporcione maior independência e conforto para o usuário.

É o caso da Vanda Silva, que aos 48 anos teve sua perna esquerda amputada. "Eu sofri uma rachadura no pé, que foi se agravando e por causa da infecção fui internada. O médico perguntou se eu preferia tirar a perna ou... ele não terminou a frase, mas eu entendi", lembra Vanda.

Ela está amputada há cinco meses e usa cadeira de rodas para sua melhor locomoção. No Ceir, ela foi avaliada por um ortopedista e tirou o molde para receber a uma prótese sob medida. "O meu sonho é voltar a dirigir meu carro e pegar minhas coisas para vender", conta Vanda, que trabalha como vendedora em Parnaíba, onde mora.

 Oficina Ortopédica do Ceir é responsável, também, pela concessão de cadeira de rodas e de banho, muletas, bengalas e andador, que auxiliam na locomoção de pessoas com deficiência.

Somando consultas médicas, prescrição e entrega de produtos ortopédicos, entre outros serviços, a Oficina Ortopédica do Ceir já realizou mais de 86 mil atendimentos. Somente no ano passado, foram realizados mais de 10 mil.

Mais qualidade de vida

Para o pequeno Miguel de Sousa, de 7 anos, os serviços da Oficina Ortopédica do Ceir são essenciais para a sua qualidade de vida. Ele nasceu com paralisia cerebral e já recebeu alta das suas terapias no Ceir, mas continua sendo acompanhado pelo centro e recebe produtos do parque industrial.

"Ele já recebeu uma cadeira de rodas e três goteiras. Agora vai receber uma órtese personalizada e ficou todo alegre na hora de escolher a estampa do material", conta a mãe do garoto, Maria de Fátima, de São Raimundo Nonato.

A Oficina Ortopédica do Ceir também produz adaptações que auxiliam pessoas com deficiência na alimentação, na escrita, no uso de um computador, na higiene bucal, no penteio de cabelo, entre outras atividades da vida diária.

"Como ainda não existe uma portaria do Sistema Único de Saúde (SUS) para a produção dessas adaptações, então é cobrada uma taxa para a confecção. Esse é um serviço a mais que o Ceir oferece para pessoas com deficiência, sendo pacientes ou não do Centro", pontua a terapeuta ocupacional do Ceir, Márcia Fonseca, que desenvolve as adaptações.

Saiba como solicitar produtos ortopédicos

1º Passo - Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Havendo indicação para produtos ortopédicos, o médico vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário (órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção).

2º Passo -  Anexe à solicitação do médico cópia dos seguintes documentos:

a)      CPF e RG

b)      Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde)

c)      Comprovante de Residência com CEP

d)      Informe pelo menos um número de telefone para contato

3º Passo - Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município, ou, no caso de Teresina, na Central do SUS, e aguarde o contato do Ceir.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Acordo da União com massa falida da Varig pode garantir pagamento a 15 mil trabalhadores: 'sinto saudade de tudo', diz aeromoça
'Chemsex': Profissão Repórter conhece os adeptos do sexo com uso de substâncias
Como uma vida sexual sem cuidados pode facilitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis
Operação para combater violência contra mulher em Belo Horizonte termina com quase 100 presos
Meteoro bólido explode sobre o mar na região Sul do RS; veja vídeo
BiciMobi e CiMTB lançam a Mountain Bike Village, cidade da bike em Araxá
Imposto de Renda 2024: como declarar aluguel pago e recebido
Macron na Amazônia: Presidente da França é presenteado com peças marajoaras durante visita ao Pará
INFOGRÁFICO: Navio começou a desviar dois minutos antes de bater e derrubar ponte nos EUA, aponta site de monitoramento
Peça sua Música

Pedir

irmão Antônio irmão Raimundinha Bandeira N

Nava. Nilo

Bandeira ...

negadona

Coelho Neto

amardo Batista solidão sem fim...

antoniamariasilva710@gmail.com

Coelho Neto

Leonardo copo de vinho ...

wátila

Teresina

depernabamba...

Karla

teresina

Melo de saudade...

Antônio Luís Alves da Costa

União Piauí

Banda Encantus , Inesquecível ...

Estatísticas

Visitas: 1614877

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD