Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

BRASIL

Projeto Setembro Amarelo na Unidade Escolar Eliza Sousa, em União

A Unidade Escolar Eliza Sousa, no Povoado Divinópolis, em União, realizou, nesta sexta-feira (23), o Projeto Setembro Amarelo: escola é lugar de acolhimentos. O evento em alusão à prevenção contra o suicídio, contou com a participação de alunos, pro

Publicada em 24/09/2022 às 11:14h - 13 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Projeto Setembro Amarelo na Unidade Escolar Eliza Sousa, em União

A Unidade Escolar Eliza Sousa, no Povoado Divinópolis, em União, realizou, nesta sexta-feira (23), o Projeto Setembro Amarelo: escola é lugar de acolhimentos. O evento em alusão à prevenção contra o suicídio, contou com a participação de alunos, professores e equipe educativa; e conteve apresentações de teatro, música, homenagens, paródias e poemas.

Confira o texto introdutório que deu abertura ao projeto na escola:

“Começo esta nossa atividade, invocando tudo que há de bom no universo, todas as forças, luzes e amor que regem os homens, os animais e a natureza.

         Para a partir daí pedir permissão para vocês para falarmos sobre as dores da alma, que tão fortemente vem infligindo nossa mente.

         Se as doenças do corpo foram a grande preocupação do Sec. XX, as doenças da mente, ou da alma, são a grande preocupação do Sec. XXI.

       Cada vez mais vivemos numa sociedade individualista, competitiva, agressiva. Muitas pessoas veem o outro como um concorrente, como uma ameaça. Com a pandemia tudo piorou, ficamos com medo um dos outros.

        O toque, o abraço, o beijo tão característicos do brasileiro, foi trocado por um aceno, um sorriso “amarelo”.

         Este distanciamento só piorou mais ainda os problemas. Se o celular já era o melhor amigo de muitos, aos poucos foi se transformando no único; relações foram sendo descartadas, e o virtual passou a ser a única presença, de fato.

Assim, cada vez mais nossa já frágil saúde mental, foi ficando cada dia mais debilitada. Depressão, pânico, desespero, começaram a fazer morada dentro de nós.

          Então, é preciso que reajamos. Como? Pois vou dizer para vocês:

– Com amor! Sim, com amor, com compaixão, com empatia, com acolhimento!

         E não há lugar melhor para se começar tudo isso do que na escola. Muitos de nossos jovens também estão doentes, só que ao mesmo tempo eles também são a cura. Na medida que se amam e se acolhem na escola, são inoculados com este vírus do bem, e saem distribuindo para seus familiares, para seus colegas, para a sociedade como um todo.

         Sim, é preciso dizer que muitos de nossos jovens morrem, tiram suas vidas deixando um vazio imensurável e uma dor insuportável para os que ficam. Mas não cabe a nós julgá-los. Cabe-nos ampará-los antes que aconteça. Ao menor sinal, peça ajuda, não faz vergonha. É lindo um ser humano poder ajudar o outro. Ao menor sinal, dê ajuda, acolha seu amigo, mostre que se importa, ouça-o, nascemos para compartilhar e não para o afastamento.

         O Setembro Amarelo nasceu para lembrar-nos da fragilidade de nós mesmos, de nossa alma cansada, de nossa mente sempre tão cobrada; mas cabe ressaltar que nossas ações devem ser construídas todos os dias do ano, não só em setembro, e com todas as pessoas que nos rodeiam.

         É preciso que sejamos mais leves, é preciso sorrir mais, abraçar mais, compartilhar e acolher.

         Assim, com nossa alma em harmonia, possamos ter uma vida mais plena, mais rica, mais feliz.

Para, enfim, como digo num poema meu “amar-se {…} para que a vida não seja túmulo, e, sim festa”.

 

A seguir, um poema em homenagem a uma ex-aluna da escola:

 

A menina doce se foi
Deixando um vazio em casa,
Na escola, no mundo…
 
A menina doce partiu
Nem disse adeus, saiu voando levando consigo seu sorriso.
 
A menina doce mudou-se
Entrou carregada pelos ombros
No céu…
A menina doce dormiu.
 
Dormiu o sono da eternidade
Deixando apenas o sabor da saudade
E aquele olhar doce de menina boa.
 
A menina doce ficou
Em cada canto que ela brincou
Em cada amigo que nunca a esquecerá.
 
mb

 

 

Marcos Roberto de Sousa Brito

Graduado em Filosofia pela UFPI

Professor da U.E. Eliza Sousa  e CEEP Felinto Rego

Ambos em União/PI.

FONTE; CLIQUE UNIÃO.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
LOCUTOR CARDOSO
Júnior Sampaio
RAKIANA GOMES
RJ FILHO
CAMARA DE UNIÃO
CÃMARA DE MIGUEL ALVES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
ALDO MELO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Casas de apostas invadem sites de prefeituras em busca de 'vitrine' na internet
Morte de turista austríaco desaparecido em praia de Florianópolis não tem indícios de crime, diz polícia
Criminoso armado rouba carro de delegada que estava a caminho do trabalho; VÍDEO
Vendedora reage a assalto porque arma era brilhosa demais e ladrão é contido e preso: 'vejo bastante filme'; VÍDEO
Piloto de drone faz registro impressionante do maior navio de cruzeiros a navegar no Brasil 'girando' no Porto de Santos; VÍDEO
Texto mais longo lido por 66% dos alunos brasileiros não passa de 10 páginas; no Chile, normal é mais de 100
Produtora cultural diz que racismo é obstáculo para empreender; 'é difícil para sociedade enxergar a gente neste lugar'
Uso diário de maquiagem detona a pele? Veja cuidados básicos para usar a make sem culpa ou riscos
Dia Internacional dos Direitos Humanos: Sesc 24 de maio promove feira de ideias no final de semana
Peça sua Música

Pedir

keliane silva macedo

Terra vermelha

calcinha preta qual quer uma ...

Marlon Nonato Dos Santos

Teresina

Amando Batista, folha seca ...

Riquelme

Cajueiro união Piauí

Ana castelo solteiro forçado ...

Afonso Sampaio

Simplício Mendes-Pi

Morango do Nordeste...

15666666666

15666666666

15666666666...

antonioluisdasilvamaia@gmail.com

Francisco Santos

Guns Rose ...

Estatísticas

Visitas: 1611722

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2023 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD