Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

CIDADE DE UNIÃO

Publicada em 02/03/18 às 16:06h - 60 visualizações
No PI, Governadores do Nordeste discutirão soluções para segurança
Encontro irá acontecer na terça-feira (06), em Teresina

Rádio Educativa Vanguarda FM


O Piauí sediará, na próxima terça-feira (6), mais um Encontro de Governadores do Nordeste. O evento tem como objetivo discutir a implantação de uma operação nacional de segurança, que reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à criminalidade nos estados. Outro ponto que será articulado é a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações da segurança pública

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, os governadores do Nordeste entenderam a necessidade de organizar uma reunião específica da região, a fim de discutir a temática e poder fazer uma interlocução articulada e organizada com o governo federal a respeito do tema.

"A ideia surgiu após o governador participar de uma reunião em Brasília com os governadores de todos os estados do Brasil e o presidente Michel Temer sobre a questão da segurança. A proposta a ser trabalhada no encontro é realizar um diagnóstico e discutir as saídas para melhorar as políticas públicas acerca da temática", explicou o gestor. 

Governadores do Nordeste em encontro no Ceará, em 2017 (Crédito: Reprodução )
Governadores do Nordeste em encontro no Ceará, em 2017 (Crédito: Reprodução )

O secretário ressaltou que a expectativa do governador Wellington Dias e dos demais governadores do Nordeste é que se crie um sistema estável e regular de financiamento, que permita aos estados fortalecer a segurança em termos de equipamento, inteligência, reforço na contratação de pessoal e de políticas salariais. 

"A meta é agregar as ações de segurança. Trabalhando de maneira coordenada no âmbito estadual, integrando as polícias Militar e Civil, a Federal, a Polícia Rodoviária Federal, e os sistemas penitenciário e judiciário. Além disso, integrar os estados com a União, que também tem a sua parcela de responsabilidade no que tange ao controle das fronteiras, no uso das forças armadas e partilhando a sustentação financeira da segurança", destacou Merlong.

Custeio para a segurança 

Para o governador Wellington Dias, é importante que o Congresso Nacional aprove uma nova fonte de recursos para o financiamento da segurança pública, como a criação de um fundo nacional semelhante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"No encontro que tivemos ontem em Brasília foi proposto a criação uma linha de crédito oferecida pelo BNDES aos estados que pode chegar a R$ 42 bilhões. É uma iniciativa louvável, no entanto é aquém do necessário, porque precisamos de recursos para custeio e o financiamento do BNDES só permite que sejam feitos investimentos", analisou o chefe do executivo estadual.







Fonte: Portal Meio Norte



VIDEOS SOBRE SAÚDE

Hora Certa

Galeria de Fotos
02186994978001

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Top Música
Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 800053 Usuários Online: 24


As Dez Mais Tocadas
1
Elas gostam
Wesley safadão
2
QUE TIRO FOI ESSE
JOJO TODYNHO
3
Paradinha
ANITA
4
TRANSPLANTE
MARILIA MENDONÇA
5
APELIDO CARINHOSO
AVINE VINNY
6
FAZ O X
AVIÕES DO FORRÓ
7
DONA MARIA
JONAS ESTICADO
8
VAI MALANDRA
SOLANGE ALMEIDA
9
TÁ ROCHEDA
MATHEUS FERNANDES
10
RABETÃO
TATY GIRL
Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2018 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados